Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5392
Title: Perfil alimentar e comportamental de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) da cidade de Ouro Preto/MG.
Authors: Santos, Késia Regina Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta
Ribeiro, Marcelo Carlos
metadata.dc.contributor.referee: Ribeiro, Marcelo Carlos
Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta
Vieira, Silvia Mendonça
Keywords: Transtornos do espectro autista
Autismo em crianças
Seletividade - psicologia
Comportamento alimentar
Issue Date: 2023
Citation: SANTOS, Késia Regina Ferreira. Perfil alimentar e comportamental de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) da cidade de Ouro Preto/MG. 2023. 32 f. Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Abstract: O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social. Os sintomas do autismo podem incluir atraso no desenvolvimento da linguagem, dificuldade em fazer contato visual, repetição de movimentos ou comportamentos e sensibilidade a certos estímulos sensoriais. Diante disso, o objetivo desse estudo foi avaliar o perfil alimentar e comportamental de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) da cidade de Ouro Preto/MG. Para isso, fez-se a avaliação de prontuários de 11 crianças/jovens assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPSij) de Ouro Preto/MG. Além disso, avaliou-se, por meio de questionário, as respostas obtidas pelos pais e/ou responsáveis sobre o perfil alimentar e comportamental destes indivíduos assistidos pelas instituições. Os resultados foram analisados por meio de nuvens de palavras e análise de frequência. Diante disso, conclui-se que o perfil alimentar das crianças/jovens com TEA é marcado pela seletividade alimentar e que o principal aspecto sensorial relativo à seletividade é a textura, e que os alimentos mais consumidos por esse grupo são alimentos industrializados, açucarados e alimentos com baixo valor nutricional.Já os menos consumidos são legumes e frutas. Além disso, ficou evidente a sobrecarga das mães de crianças/jovens com TEA sendo relacionada com a grande dependência dos indivíduos pela mãe.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5392
Appears in Collections:Ciência e Tecnologia de Alimentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_PerfilAlimentarComportamental.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons