Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3887
Título: A Reforma Trabalhista e suas promessas : análise das consequências da Reforma Trabalhista, Lei 13.467/2017, para a economia e para o mercado de trabalho.
Autor(es): Siqueira, Yuri Viana Nery de
Orientador(es): Alves, Amauri Cesar
Membros da banca: Alves, Amauri Cesar
Nogueira, Roberto Henrique Pôrto
Figueiredo, Camila Pita
Palavras-chave: Reforma trabalhista
Resultados da reforma trabalhista
Data do documento: 2022
Referência: SIQUEIRA, Yuri Viana Nery de. A Reforma Trabalhista e suas promessas: análise das consequências da Reforma Trabalhista, Lei 13.467/2017, para a economia e para o mercado de trabalho. 2022. 63 f. Monografia (Graduação em Direito) - Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: O presente estudo objetivou investigar se a Lei 13.467/2017, conhecida como Reforma Trabalhista, obteve resultados econômicos e para o mercado de trabalho compatíveis com o que foi prometido antes e durante o processo de discussão legislativa. Primeiramente, investigou-se na literatura econômica se é possível definir com alguma precisão as possíveis consequências de uma reforma trabalhista flexibilizante, no modelo da ocorrida no Brasil em 2017, para a economia e para o mercado de trabalho. Em seguida buscou-se definir quais foram os principais agentes influenciadores da Reforma Trabalhista, bem como, quais as motivações desses agentes para defenderem a mudança legislativa, e, quais resultados eram projetados como uma consequência direta da Lei 13.467/2017. Por fim, analisaram-se os resultados de fato alcançados no período pós-Reforma. Constatou-se que, de modo geral, nenhuma das promessas dos defensores da Reforma Trabalhista vêm se concretizando até o presente momento, abrindo-se o questionamento se essa flexibilização da legislação trabalhista foi mesmo necessária.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3887
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ReformaTrabalhistaPromessas.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons