Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5230
Título: A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil dos surdos para a aprendizagem da Libras.
Autor(es): Araújo, Tainá Cristi Morais
Orientador(es): Vieira, Márcia de Freitas
Membros da banca: Santana, Marcelo Dias de
Vieira, Márcia de Freitas
Palavras-chave: Educação infantil
Libras
Jogos lúdicos
Brincadeiras
Data do documento: 2021
Referência: ARAUJO, Tainá Cristi de Morais. A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil dos surdos para a aprendizagem da Libras. 2021. 23 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação Aberta e à Distância, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Neste artigo, pretende-se analisar e compreender a importância do lúdico para o desenvolvimento psicológico das crianças surdas e quais as contribuições desse ensino para o desenvolvimento dessas crianças surdas no aprendizado da LIBRAS. Além disso, verificar também quais e como essas metodologias se adequaram a esse ensino para crianças surdas e quais os benefícios para o aprendizado efetivo. Para isso, buscou-se identificar o que pode ser feito para que as brincadeiras e/ ou jogos sejam utilizados como instrumentos metodológicos de ensino e aprendizagem dessas crianças, enquanto atividade lúdica, como essas brincadeiras facilitam no aprendizado da LIBRAS. Com também, porque, ainda, muitas escolas persistem em ações arcaicas e opostas. Essa pesquisa exploratória e bibliográfica foi desenvolvida mediante análise de publicações acadêmicas. Como resultado, verificou-se que os jogos e brincadeiras são metodologias positivas capazes de proporcionam o desenvolvimento linguístico aos alunos surdos. Evidência que se comprova, principalmente, no processo de aquisição da linguagem, quando inserida em tempo adequado para que não haja perdas cognitivas e de aprendizado. Ou seja, esses instrumentos metodológicos são adequados para a aquisição de uma língua, pois levam o aluno a aprender utilizando suas habilidades cognitivas, visuais e linguísticas.
Resumo em outra língua: En este artículo, pretendemos analizar y comprender la importancia del juego para el desarrollo psicológico de los niños sordos y cuáles son las contribuciones de esta enseñanza para el desarrollo de estos niños sordos en el aprendizaje de LIBRAS. Además, también verificar cuáles y cómo estas metodologías son adecuadas para esta enseñanza para niños sordos y cuáles son los beneficios para un aprendizaje efectivo. Para ello se buscó identificar qué se puede hacer para que los juegos y/o juegos sean utilizados como instrumentos metodológicos de enseñanza y aprendizaje de estos niños, como actividad lúdica, cómo estos juegos facilitan el aprendizaje de LIBRAS. Con también, porque, todavía, muchas escuelas persisten en acciones arcaicas y opuestas. Esta investigación exploratoria y bibliográfica se desarrolló a través del análisis de publicaciones académicas. Como resultado se encontró que los juegos y juegos son metodologías positivas capaces de brindar desarrollo lingüístico a los estudiantes sordos. Evidencia que se comprueba, principalmente, en el proceso de adquisición del lenguaje, cuando se inserta en el tiempo adecuado para que no se produzcan pérdidas cognitivas y de aprendizaje. Es decir, estos instrumentos metodológicos son adecuados para la adquisición del lenguaje, ya que llevan a los estudiantes a aprender utilizando sus habilidades cognitivas, visuales y lingüísticas.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5230
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ImportânciaJogosBrincadeiras.pdf407,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons