Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4281
Título: A vulnerabilidade do trabalhador informal : MEI como solução jurídica para garantia de direitos desses trabalhadores.
Autor(es): Rioga, Ana Flávia de Souza
Orientador(es): Alves, Amauri Cesar
Membros da banca: Leite, Rafaela Fernandes
Oliveira, Lucas Figueiredo de
Alves, Amauri Cesar
Palavras-chave: Microempreendedor individual
Vulnerabilidade
Vínculo empregatício
Data do documento: 2022
Referência: RIOGA, Ana Flávia de Souza. A vulnerabilidade do trabalhador informal: MEI como solução jurídica para garantia de direitos desses trabalhadores. 2022. 42 f. Monografia (Graduação em Direito) - Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: O presente trabalho teve como tema a vulnerabilidade do trabalhador informal, considerando o Microempreendedor Individual como solução jurídica para garantia de direitos desses trabalhadores. O objetivo geral do trabalho foi verificar se os microempreendedores individuais podem ser considerados vulneráveis quando se relacionam direta e bilateralmente com um contratante capitalista hipersuficiente. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica, realizada em livros, artigos científicos, na jurisprudência e nos textos legais. Observou se que a criação do MEI no ordenamento jurídico fez com que muitos trabalhadores saíssem da condição de informalidade, passando a contribuir com a previdência e, por conseguinte, a terem a garantia de acesso aos direitos previdenciários. Todavia, analisando o conjunto da legislação trabalhista no Brasil, a ausência de direitos trabalhistas quando se trata do MEI, diante da teoria da vulnerabilidade, traz prejuízos à parte mais frágil da relação de trabalho, que se configura por meio da observação dos requisitos para sua caracterização, principalmente a subordinação em relação à grandes empresas hiperssuficientes. O entendimento dos tribunais a respeito da possibilidade ou não de configuração de vínculo empregatício de microempreendedores vulneráveis indica a possibilidade de caracterização de relação de emprego entre o MEI e a empresa contratante, considerando a pejotização caracterizada no caso concreto. Verificando a subordinação e a habitualidade, bem como a importância dessas identificações para a configuração da relação empregatícia, o MEI que é contratado para a prestação de serviços em uma empresa hipersuficiente apresenta os requisitos para essa caracterização, sendo esse trabalhador diretamente subordinado à organização, atendendo aos horários e nas funções predeterminadas, em estrita atenção aos regulamentos e também se submetendo aos riscos inerentes à atividade empresarial. Constata se que, se caracterizada a vulnerabilidade do Microempreendedor Individual em sua rela ção permanente com o capital, deve ocorrer a proteção estatal na esfera do Direito do Trabalho.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4281
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_VulnerabilidadeTrabalhadorInformal.pdf666,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons