Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/8146
Título: A promoção de objetivos de aprendizagem no ensino por meio de sequência didática centrada em questão sociocientífica.
Autor(es): Batista, Emanuelle Cristina de Oliveira
Orientador(es): Mozzer, Nilmara Braga
Santos, Theresa Coelho Primola Cezário
Membros da banca: Mozzer, Nilmara Braga
Santos, Theresa Coelho Primola Cezário
Dionor, Grégory
Rodrigues, Clarissa
Palavras-chave: Questões sociocientíficas
Ensino de ciências
Objetivos de aprendizagem
Dimensões CPA
Data do documento: 2024
Referência: BATISTA, Emanuelle Cristina de Oliveira. A promoção de objetivos de aprendizagem no ensino por meio de sequência didática centrada em questão sociocientífica. 2024. 106 f. Monografia (Graduação em Química - Licenciatura) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024.
Resumo: No ensino de Ciências, as Questões Sociocientíficas (QSC) - problemas socioambientais enfrentados pela sociedade - têm sido exploradas em estratégias didáticas que possibilitam abordar noções científicas, em diálogo com outros aspectos (sociais, econômicos, ambientais e éticos). Em uma perspectiva que busca a formação de cidadãos responsáveis e críticos, as QSC podem ser abordadas, de modo a promover objetivos educacionais nas dimensões Conceitual, Procedimental e Atitudinal (CPA). As QSC têm sido muitas vezes subutilizadas com pretexto de contextualização dos conteúdos científicos, deixando de lado a exploração do desenvolvimento de habilidades interpessoais e a consideração de valores morais, o que corresponde a negligência da dimensão atitudinal. Além disso, os professores têm encontrado obstáculos para a utilização dessa abordagem, como, por exemplo: insegurança de abordar as temáticas; deficiência na formação, entre outros. Isso nos motivou a investigar como uma professora de Ciências, participante de um curso de formação continuada, planejou em grupo e desenvolveu em sua sala de aula, uma Sequência Didática (SD) centrada em uma QSC sobre o rompimento da Barragem do Fundão em Mariana, MG. Neste trabalho, buscamos alcançar os seguintes objetivos específicos: (i) identificar os objetivos de aprendizagem planejados que foram promovidos em sala de aula pela professora de Ciências e os recursos utilizados para sua promoção; (ii) identificar possíveis objetivos de aprendizagem promovidos e não planejados na SD e os recursos utilizados para sua promoção; e, (iii) discutir, a partir de um episódio de ensino, a promoção de um objetivo de aprendizagem atitudinal. Os dados, foram obtidos a partir da leitura da SD, gravações das aulas e dos materiais produzidos pelos estudantes no desenvolvimento da SD. A análise nos forneceu evidências de que, dos 26 objetivos planejados, 23 foram promovidos de forma equilibrada entre as dimensões CPA. Além disso, identificamos a promoção de um objetivo atitudinal que não estava no planejamento, o que sinalizou a importância de que SD centradas em QSC sejam adequadas às necessidades do contexto de ensino. A análise de um dos objetivos atitudinais revelou a influência positiva das atividades em grupo, as quais possibilitaram uma maior participação dos estudantes e reflexões mais aprofundadas em torno de aspectos relacionados à saúde, econômicos, sociais e ambientais ligados ao rompimento da barragem. Apontamos a importância de se investigar como a promoção da dimensão atitudinal, em associação com as demais dimensões, pode impactar a formação dos estudantes e a necessidade de que propostas formativas sejam destinadas às demandas dos professores em utilizar as QSC no ensino de Ciências.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/8146
Aparece nas coleções:Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PromoçãoObjetivosAprendizagem.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.