Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/7372
Título: A educação inclusiva e o uso das metodologias ativas frente aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA).
Autor(es): Felix, Camila de Souza
Orientador(es): Duarte, André Felipe Pinto
Membros da banca: Duarte, André Felipe Pinto
Melo, Sandra Augusta de
Palavras-chave: Educação inclusiva
Autismo
Atendimento educacional especializado
Metodologias ativas
Data do documento: 2024
Referência: FELIX, Camila de Souza. A educação inclusiva e o uso das metodologias ativas frente aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA). 2024. 19 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação Aberta e a Distância, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024.
Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste em trazer à discussão a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, buscando compreender como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a utilização das Metodologias Ativas podem fomentar a inclusão dos alunos com TEA nos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio de revisão bibliográfica exploratória, o resultado da discussão evidenciou que os relatos de experiências citados demonstraram avanços significativos de aprendizado em sala de aula comum bem como nas salas de recursos multifuncionais, quando mediadas pelo uso de Metodologias Ativas. Evidencia-se a necessidade de mais estudos de campo no âmbito educacional, que possam confirmar tal efetividade, para que se possa alcançar maior adesão dos professores de práticas que promovam o protagonismo do aluno.
Resumo em outra língua: O objetivo desta pesquisa consiste em trazer à discussão a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, buscando compreender como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a utilização das Metodologias Ativas podem fomentar a inclusão dos alunos com TEA nos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio de revisão bibliográfica exploratória, o resultado da discussão evidenciou que os relatos de experiências citados demonstraram avanços significativos de aprendizado em sala de aula comum bem como nas salas de recursos multifuncionais, quando mediadas pelo uso de Metodologias Ativas. Evidencia-se a necessidade de mais estudos de campo no âmbito educacional, que possam confirmar tal efetividade, para que se possa alcançar maior adesão dos professores de práticas que promovam o protagonismo do aluno.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/7372
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/?ref=chooser-v1).
Aparece nas coleções:Pedagogia (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EducaçãoInclusivaUso.pdf344,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.