Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/688
Título: O papel dos níveis de base no fracionamento mineralógico e granulométrico em sedimentos do Rio Maracujá, Ouro Preto - MG.
Autor(es): Oliveira, Vinícius Queiroz
Orientador(es): Lana, Cláudio Eduardo
Membros da banca: Lana, Cláudio Eduardo
Costa, Adivane Terezinha
Castro, Paulo de Tarso Amorim
Palavras-chave: Mineralogia
Granulometria
Quadrilátero Ferrífero - MG
Data do documento: 2017
Referência: OLIVEIRA, Vinícius Queiroz. O papel dos níveis de base no fracionamento mineralógico e granulométrico em sedimentos do Rio Maracujá, Ouro Preto - MG. 77 f. 2017. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: O rio Maracujá localizado no distrito de Cachoeira do Campo, Ouro Preto, MG, nasce sobre a Sinclinal Dom Bosco, uma das sinclinais da província mineral do Quadrilátero Ferrífero (QF). Deságua no rio das Velhas após ter percorrido também porção relevante do embasamento cristalino arqueano desta província mineral. A Sinclinal Dom Bosco é composta por variadas unidades litoestratigráficas, o que faz com que o rio Maracujá contenha sedimentos originados da desagregação de diferentes rochas. Além disso, são identificados três níveis de base associados a este curso fluvial. O presente trabalho objetivou estudar os efeitos destes níveis de base sobre a distribuição mineralógica e granulométrica dos sedimentos do rio Maracujá, além de analisar possíveis áreas fonte destes e seus graus de arredondamento, relacionando com a distância a que foram coletados. Para isso o estudo contou com coletas em campo, análise de grãos sedimentares em lupa binocular e em MEV-EDS. Construíram-se gráficos no sentido de montante a jusante do rio sobre a mineralogia, a granulometria e os graus de arredondamento dos grãos minerais identificados. Os dados revelaram que o nível de base com cotas altimétricas mais altas retém grãos minerais mais diversos e proporcionalmente sedimentos mais angulosos e de maiores granulometrias, características que decrescem nos segundo e terceiro níveis.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/688
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/09/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_ FracionamentoMineralógicoGranulométrico.pdf4,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons