Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6839
Título: Geografia do cotidiano : práticas geográficas a partir do conteúdo cidade.
Autor(es): Silva, Ednamar Santos
Orientador(es): Rodrigues, William Fortes
Membros da banca: Rodrigues, William Fortes
Oliveira, Priscila Daniele de
Bertin, Marta
Palavras-chave: Geografia escolar
Organização espacial
Práticas pedagógicas
Data do documento: 2020
Referência: SILVA, Ednamar Santos. Geografia do cotidiano: práticas geográficas a partir do conteúdo cidade. 2020. 17 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Centro de Educação Aberta e à Distância, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: O objetivo deste trabalho que é realizar uma análise sobre o espaço geográfico e suas relações, bem como, apontar a relevância do ensino da Geografia para o atual contexto social. A Geografia é uma disciplina vista por muitos como enfadonha e pura decoreba. Isto implica que o aluno aprenda não apenas a observar e analisar, mas a refletir criteriosamente- interpretando e avaliando sua experiência existencial, no seu contexto sociocultural e político-econômico. A escola deve preparar o aluno para fazer uma leitura crítica do seu lugar e relacionar com o contexto do global. O lugar como espaço geográfico é instrumento para construção de conhecimentos geográficos da vida cotidiana do aluno. A partir desses conhecimentos esse aluno consegue relacionar com a economia, a política e a cultura em diversos espaços do mundo. Daí a ideia da construção do pensamento geográfico para que o aluno possa aprender a relacionar lugares pessoas e fenômenos, tornando assim construtores de conhecimentos.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6839
Aparece nas coleções:Geografia (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_GeografiaCotidianoPráticas.pdf229,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.