Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/662
Title: Decomposição de Dantzig-Wolfe aplicado em um modelo de dimensionamento de lote não capacitado com seleção de fornecedores em uma farmácia hospitalar.
Authors: Oliveira, Robson Vieira de
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Thiago Augusto de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee: Silva, Thiago Augusto de Oliveira
Amaral, Mônica do
Oliveira, Paganini Barcellos de
Keywords: Engenharia de produção
Logística - hospitais
Hospitais - administração de material
Modelos matemáticos
Issue Date: 2017
Citation: OLIVEIRA, Robson Vieira de. Decomposição de Dantzig-Wolfe aplicado em um modelo de dimensionamento de lote não capacitado com seleção de fornecedores em uma farmácia hospitalar. 2017. 34 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2017.
Abstract: A natureza delicada das atividades hospitalares e a necessidade de manter altos níveis de serviço exigem uma eficiente gestão dos estoques de medicamentos, uma vez que eles possuem demanda derivada do tratamento de pacientes. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma metodologia para encontrar limites inferiores de um modelo matemático de dimensionamento de lote com seleção de fornecedores em uma farmácia hospitalar. É proposta a implementação da decomposição de Dantzig-Wolfe com um método de geração de colunas para o modelo. Para analisar o desempenho computacional foram geradas 120 instâncias a partir da situação real. Analisando os resultados obtidos pela metodologia empregada, verifica-se a obtenção de limites inferiores melhores do que a relaxação linear do problema em questão.
metadata.dc.description.abstracten: The highly delicate nature of hospital activities and the necessity to enable hospital activities to be fully performed, demands an efficient management, specially when we are talking about medical supplies, since its demand derives from patient treatment. In this context, this work presents a methodology to find lowers bounds of a lot sizing of medical products with selecting suppliers problem in a hospital pharmacy. It is proposed the implementation of the Dantzig-Wolfe decomposition with a method of columns generation for the model. To analyze performance, 120 instances were generated from the real situation. Analyzing the results obtained by the methodology employed, we achieved lower bounds better than the linear relaxation of the problem in question.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/662
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 06/09/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais, nem a adaptação desta.
Appears in Collections:Engenharia de Produção - JMV

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_DecompsiçãoDantzig-Wolfe.pdf913,57 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons