Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6139
Título: O Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante a pandemia : uma análise de perspectivas por meio de pesquisa bibliográfica.
Autor(es): Santos, Celso dos
Orientador(es): Lima, Claudiney Nunes de
Membros da banca: Lima, Claudiney Nunes de
Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
Palavras-chave: Pandemia
Educação de jovens e adultos
Matemática
Ensino e aprendizagem
Data do documento: 2022
Referência: SANTOS, Celso dos. O Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante a pandemia: uma análise de perspectivas por meio de pesquisa bibliográfica. 2022. 22 f. Monografia (Graduação em Matemática) - Centro de Educação Aberta e a Distância, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Desde que foi decretado o estado de emergência decorrente da pandemia de COVID-19 praticamente todos os setores da sociedade tiveram suas atividades suspensas ou adaptadas para a medida sanitária de distanciamento social como medida de contenção de propagação do vírus. A área de Educação foi uma das mais influenciadas por essa mudança. Com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) não foi diferente. Ensinar e aprender matemática no EJA, por si só, já apresente particularidades e dificuldades inerentes ao perfil dos estudantes dessa modalidade; com esse contexto diferenciado, tais dificuldades foram potencializadas. Esse estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica de publicações que envolvessem o tripé EJA-Ensino e aprendizagem de Matemática-pandemia, e foram encontrados artigos que abordam dificuldades e desafios do EJA na pandemia na visão de professores, na visão de estudantes e na proposição de novas metodologias e de recursos. A conclusão foi de que os problemas cotidianos do EJA foram amplificados, como por exemplo, a invisibilização e a desmotivação dos alunos e a falta de preparação e de recursos tecnológicos dos professores.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6139
Aparece nas coleções:Matemática (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EnsinoMatemáticaEducação.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons