Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5888
Título: Uma análise do serviço de água em Ouro Preto e o princípio da continuidade dos serviços essenciais, frente ao inadimplemento do consumidor.
Autor(es): Abreu, Daniela Alvim Moreira de Melo
Orientador(es): Milanez, Felipe Comarela
Membros da banca: Milanez, Felipe Comarela
Pereira Júnior, Edvaldo Costa
Matos, Federico Nunes de
Palavras-chave: Agua potável
Inadimplemento
Continuidade dos serviços públicos essenciais
Interrupção
Legalidade.
Data do documento: 2023
Referência: ABREU, Daniela Alvim Moreira de Melo. Uma análise do serviço de água em Ouro Preto e o princípio da continuidade dos serviços essenciais, frente ao inadimplemento do consumidor. 2023. 68 f. Monografia (Graduação em Direito) - Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: O presente estudo tem como tema a análise do serviço de água em Ouro Preto e o princípio da continuidade dos serviços essenciais frente ao inadimplemento do consumidor. Para sua realização, recorreu-se de uma perspectiva interdisciplinar de pesquisa teórica com cunho qualitativo; método aplicado a fim de possibilitar a compreensão da complexidade do tema e de suas interrelações com o direito do consumidor e ambiental. A partir da revisão bibliográfica, foi possível discutir as principais questões relativas ao serviço de abastecimento de água, sua gestão e regulamentação, bem como os direitos e deveres dos usuários e das concessionárias. Ademais, também foram analisados os instrumentos legais que regem a interrupção do serviço em caso de inadimplência, assim como as consequências sociais e ambientais dessa medida.
Resumo em outra língua: The present study has as its purpose the analysis of the water service in Ouro Preto and the principle of continuity of essential services in the face of consumer noncompliance. For its realization, an interdisciplinary perspective of theoretical research with a qualitative nature method was adopted; in order to enable the understanding of the complexity of the theme and its interrelations with consumer and environmental law. Employing a literature review, it was possible to discuss the main issues related to the water supply service, its management and regulation, as well as the rights and duties of users and concessionaires. In addition, the current legislation about the interruption of the service in case of default were also analyzed, as well as the social and environmental consequences of this measure.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5888
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnáliseServiçoÁgua.pdf586,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons