Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5674
Título: A dimensão cênica da imagem em um processo de arte/educação : relações possíveis entre teatralidade e fotografia.
Autor(es): Pitombeira, Clóvis Victor Nascimento
Orientador(es): Araújo, Paulo Ricardo Maffei de
Membros da banca: Souza, Raquel Castro de
Valença, Ernesto Gomes
Araújo, Paulo Ricardo Maffei de
Palavras-chave: Teatralidade
Imagem
Fotografia
Ensino a distância
Artes cênicas
Data do documento: 2022
Referência: PITOMBEIRA, Clóvis Victor Nascimento Pitombeira. A dimensão cênica da imagem em um processo de arte/educação: relações possíveis entre teatralidade e fotografia. 2022. 29 f. Monografia (Graduação em Artes Cênicas - Licenciatura) - Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Este artigo pretende desenvolver uma reflexão sobre a experiência realizada em uma oficina de “Materiais Expressivos” ministrada dentro de um curso de “Fotografia Contemporânea” ocorrido em meio à pandemia da COVID-19. Deste modo, pretende-se discutir a possibilidade da presença da teatralidade na leitura/criação de fotografias, ampliando o olhar sobre a perspectiva teatral na composição de imagens. O artigo tensionará as possíveis relações entre a história do teatro,a composição de imagens e a presença da teatralidade e da performatividade na fotografia. Em um segundo momento, será analisado o percurso desenvolvido pelos participantes de tal oficina, desdobrando uma discussão que abordará aspectos da imagem e sua imprescindível importância para o ensino das Artes Cênicas em meio ao isolamento social, ressaltando as condições de ser/estar no mundo diante deste isolamento e como esta condição propiciou outros olhares para o ensino de Artes Cênicas e sua articulação com outras linguagens artísticas.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5674
Aparece nas coleções:Artes Cênicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_DimençãoCênicaImagem.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons