Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5645
Título: O eu, o outro e o nós : um campo de experiência a ser resgatado na disciplina de Artes.
Autor(es): Oliveira, Evelyn Aparecida Grope
Orientador(es): Souza, Raquel Castro de
Membros da banca: Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
Araújo, Paulo Ricardo Maffei de
Souza, Raquel Castro de
Palavras-chave: Artes cênicas
Distanciamento social
Educação
Ensino fundamental
Ensino médio
Data do documento: 2023
Referência: OLIVEIRA, Evelyn Aparecida Grope. O eu, o outro e o nós: um campo de experiência a ser resgatado na disciplina de Artes. 2023. 20 f. Monografia (Graduação em Artes Cênicas) - Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como proposta discorrer sobre o sentimento de Não Pertencimento dos Alunos no Ambiente Escolar e em relação à disciplina de Artes, agravado pelo período de distanciamento social, que ocorreu em decorrência da Pandemia da COVID-19. Essa situação foi observada durante as disciplinas de Estágio (Observação e Regência), dentro do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Uma vez que os alunos que hoje estão no Ensino Fundamental e Médio, são os mesmos que durante o distanciamento social foram privados da rotina e do convívio, e foram reeinseridos na comunidade escolar no ano de 2022, como podemos desenvolver práticas pedagógicas-teatrais para alcançar e aprimorar o sentimento de pertencimento? Aponto como objetivo central o resgate do Campo de Experiência, proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), “O eu, o outro e o nós” que é contemplado na Educação Infantil e tem como justificativa principal estimular a criança a exercer sua autonomia, entender sua identidade e refletir sobre seu modo de agir, sentir, pensar e se relacionar com o outro. Esta pesquisa visa a debater e encontrar possíveis caminhos para a resposta dessa problemática levantada a partir da experiência da autora como docente em formação no campo das artes e do teatro.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5645
Aparece nas coleções:Artes Cênicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EuOutroNós.pdf977,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.