Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5472
Título: O poder familiar dos pais face aos direitos dos filhos : a responsabilidade civil dos pais que optam por não vacinar seus filhos
Autor(es): Campos, Brenda Karla de
Orientador(es): Schettini, Beatriz
Andrade, Kelly Christine Oliveira Mota de
Membros da banca: Schettini, Beatriz
Andrade, Kelly Christine Oliveira Mota de
Guzzo, Fabiano César Rebuzzi
Palavras-chave: Poder familiar
Direitos de crianças e adolescentes
Vacinação
Responsabilidade civil
Data do documento: 2023
Referência: CAMPOS, Brenda Karla de. O poder familiar dos pais face aos direitos dos filhos: a responsabilidade civil dos pais que optam por não vacinar seus filhos. 2023. 80 f. Monografia (Graduação em Direito) - Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Com a pandemia provocada pela doença popularmente conhecida como COVID-19, a vacinação se mostrou um instrumento eficaz para evitar a perpetuação de doenças transmissíveis e a redução da mortalidade. Contudo, ainda que a eficácia vacinal seja indiscutível, a cobertura vacinal no Brasil tem apresentado uma queda considerável, principalmente no que diz respeito às crianças e adolescentes, o que faz ressurgir o questionamento a respeito da obrigatoriedade vacinal. Assim, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a verificação da possibilidade de aplicar a responsabilidade civil aos pais que se recusam a vacinar seus filhos crianças e adolescentes, tendo em vista o poder familiar atribuído aos pais face aos direitos protegidos dos filhos. Para responder o problema de pesquisa proposto, o trabalho foi dividido em quatro principais capítulos. Em um primeiro momento, será analisado o instituto do poder familiar, evidenciando seus limites, conceituação e características, bem como a titularidade, os deveres inerentes desse poder e as causas de perda e suspensão dessa prerrogativa. Posteriormente, será dedicado um capítulo aos direitos de crianças e adolescentes, evidenciando a doutrina da proteção integral e explorando a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente, com foco no direito à saúde e à vida. O terceiro capítulo será destinado à vacinação, iniciando-se com um breve contexto histórico, dada a relevância do tema, discorrendo, após isso, acerca da cobertura vacinal e dos movimentos negacionistas para, no fim, discutir sobre a legalidade e a obrigatoriedade dos imunizantes. O último capítulo focará, por sua vez, na responsabilidade civil, descrevendo sua conceituação e pressupostos, bem como a apresentação da responsabilidade civil subjetiva, para finalmente responder à pergunta do problema proposto. O presente estudo pertence à vertente jurídico-dogmática, e as técnicas utilizadas são pesquisa bibliográfica e pesquisa documental.
Resumo em outra língua: Con la pandemia provocada por la enfermedad popularmente conocida como COVID-19, la vacunación ha demostrado ser un instrumento eficaz para evitar la perpetuación de enfermedades transmisibles y la reducción de la mortalidad. Sin embargo, aunque la eficacia vacunal es indiscutible, la cobertura vacunal en Brasil ha presentado una caída considerable, principalmente en lo que respecta a los niños y adolescentes, lo que hace resurgir el cuestionamiento respecto a la obligatoriedad vacunal. Así, este trabajo de conclusión de curso tiene como objetivo la verificación de la posibilidad de aplicar la responsabilidad civil a los padres que se niegan a vacunar a sus hijos niños y adolescentes, teniendo em cuenta el poder familiar atribuido a los padres frente a los derechos protegidos de los hijos. Para responder al problema de investigación propuesto, el trabajo se dividió en cuatro capítulos principales. En un primer momento, será analizado el instituto del poder familiar, evidenciando sus límites, conceptualización y características, así como la titularidad, los deberes inherentes a ese poder y las causas de pérdida y suspensión de esa prerrogativa. Posteriormente, se dedicará un capítulo a los derechos de niños y adolescentes, evidenciando la doctrina de la protección integral y explorando la importancia del Estatuto del Niño y del Adolescente, con foco en el derecho a la salud y a la vida. El tercer capítulo será destinado a la vacunación, iniciándose con un breve contexto histórico, dada la relevancia del tema, discurriendo, después de eso, acerca de la cobertura vacunal y de los movimientos negacionistas para, al final, discutir sobre la legalidad y la obligatoriedad de los inmunizantes. El último capítulo se centrará, a su vez, en la responsabilidad civil, describiendo su conceptualización y presupuestos, así como la presentación de la responsabilidad civil subjetiva, para finalmente responder a la pregunta del problema propuesto. El presente estudio pertenece a la vertiente jurídico-dogmática, y las técnicas utilizadas son investigación bibliográfica e investigación documental.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5472
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PoderFamiliarPais.pdf688,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons