Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5209
Título: Educação do campo : caminhos para soberania alimentar e formação continuada de professores da rede pública do Território dos Inconfidentes em Minas Gerais.
Autor(es): Honorato, Juscimara Santos
Orientador(es): Santos, Marcelo Loures dos
Membros da banca: Santos, Marcelo Loures dos
Jardilino, José Rubens Lima
Palavras-chave: Educação no campo
Formação de professores
Soberania alimentar
Data do documento: 2022
Referência: HONORATO, Juscimara Santos. Educação do campo: caminhos para soberania alimentar e formação continuada de professores da rede pública do Território dos Inconfidentes em Minas Gerais. 2022. 20 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: O presente artigo tem o intuito de apresentar o projeto de extensão intitulado “Educação do Campo: Caminhos para Soberania Alimentar e Formação Continuada de Professores da rede pública do Território dos Inconfidentes”, desenvolvido pelo grupo GiraCampo no ano de 2020, vinculado ao Programa Institucional UFOP com a Escola e ao Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. O projeto teve por objetivo desenvolver atividades de formação continuada para professores das escolas públicas do campo vinculadas às Superintendências Regionais de Ensino de Ouro Preto e de Ponte Nova e fortalecer a discussão sobre a temática da Soberania Alimentar no Território dos Inconfidentes em Minas Gerais. Com encontros de formação e desenvolvimento de atividades educativas sobre o tema, as escolas desenvolveram planos de ação pedagógicos articulados aos conteúdos curriculares obrigatórios. As atividades propostas visavam a construção de mapas dos alimentos produzidos pelas comunidades escolares. A proposta metodológica foi a pesquisa participante, que consiste em incluir a comunidade ou sujeitos pesquisados na pesquisa, valorizando a reflexão coletiva da ação. Esperou-se com isso, auxiliar na formação dos profissionais das escolas do campo de maneira contextualizada e comprometida com as realidades locais e contribuir para que as escolas se tornem um espaço de referência para as comunidades no desenvolvimento da agricultura familiar.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5209
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EducaçãoCampoCaminhos.pdf372,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons