Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4814
Título: Recursos pedagógicos e dificuldades no processo de alfabetização : análise de um caso nos anos inicias do Ensino Fundamental.
Autor(es): Silva, Jaqueline Aparecida da
Sales, Tatiane Eliza
Orientador(es): Nogueira, Marlice de Oliveira e
Membros da banca: Nogueira, Marlice de Oliveira e
Santos, Erisvaldo Pereira dos
Palavras-chave: Alfabetização
Recursos didáticos
Consciência fonológica
Relação com o saber
Ludicidade
Data do documento: 2022
Referência: SILVA, Jaqueline Aparecida da; SALES, Tatiane Eliza. Recursos pedagógicos e dificuldades no processo de alfabetização: análise de um caso nos anos inicias do Ensino Fundamental. 2022. 48 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo conhecer e refletir sobre o uso de recursos didáticos e pedagógicos para superação de dificuldades de aprendizagem resultantes de lacunas do processo de alfabetização. O estudo apresenta as fases da produção de recursos didáticos criados especialmente para atender as demandas expostas em um Estudo de Caso produzido como trabalho final nas disciplinas de “Seminário IV” e “Estágio Supervisionado II”, referentes ao “Período Letivo Especial Emergencial” (PLE1/2020). O Estudo de Caso refere-se aos processos de aprendizagem escolar de uma criança de 8 anos, matriculada na 3° ano do Ensino Fundamental I, em uma escola municipal localizada em Mariana, que apresentava dificuldades em relação a escrita e leitura. Para a análise do estudo de caso, realizamos incialmente, uma pesquisa bibliográfica sobre a temática das dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento utilizando autores como Artur Gomes de Morais, Magda Soares e Paulo Freire. Concluímos que, as dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização podem estar relacionadas a vários contextos e fatores, mas que se forem observadas atentamente, podem ser atenuadas. Nesse sentido, metodologias que envolvam recursos didáticos como os jogos, podem auxiliar no processo e resultar em ganho significativo para o indivíduo.
Resumo em outra língua: O presente trabalho tem como objetivo conhecer e refletir sobre o uso de recursos didáticos e pedagógicos para superação de dificuldades de aprendizagem resultantes de lacunas do processo de alfabetização. O estudo apresenta as fases da produção de recursos didáticos criados especialmente para atender as demandas expostas em um Estudo de Caso produzido como trabalho final nas disciplinas de “Seminário IV” e “Estágio Supervisionado II”, referentes ao “Período Letivo Especial Emergencial” (PLE1/2020). O Estudo de Caso refere-se aos processos de aprendizagem escolar de uma criança de 8 anos, matriculada na 3° ano do Ensino Fundamental I, em uma escola municipal localizada em Mariana, que apresentava dificuldades em relação a escrita e leitura. Para a análise do estudo de caso, realizamos incialmente, uma pesquisa bibliográfica sobre a temática das dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento utilizando autores como Artur Gomes de Morais, Magda Soares e Paulo Freire. Concluímos que, as dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização podem estar relacionadas a vários contextos e fatores, mas que se forem observadas atentamente, podem ser atenuadas. Nesse sentido, metodologias que envolvam recursos didáticos como os jogos, podem auxiliar no processo e resultar em ganho significativo para o indivíduo.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4814
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_RecursosPedagógicosDificuldades.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons