Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4740
Título : Estudo de caso de sistema de detecção e alarme de incêndio voltado para o laboratório de eletrotécnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto.
Autor : Rodrigues, Thales Guedes
metadata.dc.contributor.advisor: Coelho, Bruno Nazário
Baroni, Bruno Randazzo
metadata.dc.contributor.referee: Coelho, Bruno Nazário
Baroni, Bruno Randazzo
Monteiro, Paulo Marcos de Barros
Ramalho, Regiane de Sousa e Silva
Palabras clave : Sistema de detecção e alarme de incêndio - SDAI
Automação
Incêndios
Fecha de publicación : 2022
Citación : RODRIGUES, Thales Guedes. Estudo de caso de sistema de detecção e alarme de incêndio voltado para o laboratório de eletrotécnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. 2022. 49 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumen : Desde a descoberta do fogo, o ser humano é capaz de extrair da chama o máximo de benefícios que ela tem a oferecer. Porém, deve haver bastante cautela ao manusear o fogo a fim de evitar grandes incêndios e causar vários acidentes graves. Nesse trabalho, o objetivo é apresentar a importância da segurança do trabalho voltado ao incêndio e aos conceitos de um sistema de detecção e alarme de incêndio bem dimensionado e estruturado, especificando cada dispositivo, sistema unifilar e a forma de funcionamento do mesmo. O trabalho foca em um estudo dirigido para servir como exemplo uma aplicação do sistema a um laboratório de eletrotécnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais. O estudo elabora uma análise completa da planta do local, das máquinas e dispositivos que contém o laboratório. Por fim, é apresentada uma solução consistente de um sistema de detecção e alarme de incêndio bem dimensionado que atende aos requisitos do laboratório. O trabalho tem como finalidade ser um modelo de projeto com informações bem embasadas para investimento e implementação futura do sistema para o laboratório citado em questão, além de ser um molde para outras aplicações de mesma modalidade.
metadata.dc.description.abstracten: Since the discovery of fire, humans have been able to extract from the flame the maximum benefits it has to offer. However, great care must be taken when handling the fire in order to avoid large fires and cause several serious accidents. In this work, the objective is to present the importance of safety in work related to fire and the concepts of a well-dimensioned and structured fire detection and alarm system, specifying each device, skeleton of the system and the way it works. The work focuses on a study aimed at serving as an example of an application of the system to an electrical laboratory at the Escola de Minas at the Federal University of Ouro Preto, in Minas Gerais. The study makes a complete analysis of the site plan, machines and devices that contain the laboratory. Finally, a consistent solution of a well-dimensioned fire detection and alarm system that meets the laboratory’s requirements is presented. The work aims to be a project model with well-founded information for investment and future implementation of the system for the aforementioned laboratory, in addition to being a template for other applications of the same modality.
URI : http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4740
Aparece en las colecciones: Engenharia de Controle e Automação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA_EstudoCasoSistema.pdf5,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons