Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4413
Título: Compostos bioativos, capacidade antioxidante e potencialidades de aplicação da casca do café na indústria alimentícia : uma revisão
Autor(es): Amaral, Camila Gaddini
Orientador(es): Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta
Membros da banca: Monteiro, Reginaldo de Souza
Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta
Lima, Michelle Barbosa
Palavras-chave: Alimentos - Indústria
Resíduos agroindustriais - reaproveitamento
Resíduos agrícolas - reaproveitamento
Data do documento: 2021
Referência: AMARAL, Camila Gaddini. Compostos bioativos, capacidade antioxidante e potencialidades de aplicação da casca do café na indústria alimentícia: uma revisão. 2021. 31 f. Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: O Brasil é líder entre os maiores produtores mundiais de café, responsável por 35% da produção mundial, e consequentemente a indústria cafeeira gera toneladas de resíduos, dentre eles a casca do café. É necessário que haja um descarte correto desses resíduos para não impactar negativamente o meio ambiente. Atualmente ainda são poucas as aplicações da casca, sendo adsorvente, alimentação de ruminantes, compostagem e produção de biocombustível. Porém, a casca de café é rica em materiais orgânicos, inorgânicos e compostos bioativos, podendo ter diversas outras aplicações na indústria de alimentos e bebidas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi revisar de forma exploratória, bibliografias de estudos já existentes sobre os compostos bioativos, a capacidade antioxidante e as potenciais aplicações da casca do café na indústria alimentícia. A partir do presente estudo, foi possível concluir que, mesmo com todas as aplicações da casca de café já existentes, ainda são poucas dentro da indústria de alimentos, portanto sugere-se que sejam realizados maiores estudos sobre a aplicabilidade da casca de café nas matrizes alimentícias como conservante e como componentes de embalagens ativas.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4413
Aparece nas coleções:Ciência e Tecnologia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_CompostosBioativosCapacidade.pdf543,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons