Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4396
Título: Os jogos no processo de ensino da Geografia.
Autor(es): Diniz, Sara Priscila
Orientador(es): Paulo, Jacks Richard de
Membros da banca: Bertin, Marta
Paulo, Jacks Richard de
Palavras-chave: Geografia
Jogos didáticos
Sala de aula
Processo de ensino-aprendizagem
Data do documento: 2021
Referência: DINIZ, Sara Priscila. Os jogos no processo de ensino da Geografia. 2021. 21 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Centro de Educação Aberta e a Distância, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Várias civilizações ao longo da história humana têm aplicado o conhecimento geográfico no seu dia a dia. A princípio seu conteúdo era restrito a descrição de paisagens, contundo, com o passar o tempo, ela, passou a ter como foco explicar as relações sociedade-natureza que modelam os espaços geográficos. Dentro da sala de aula, além da exposição do conhecimento e assimilação automáticos do mesmo pelos alunos, os professores de Geografia buscam implementar nas escolas métodos de ensino que desenvolvam a cidadania através de uma análise reflexiva sobre o conteúdo abordado. Por meio deste trabalho, buscou-se identificar qual a importância dos jogos no processo de ensino da Geografia. Para tal, realizou-se uma revisão de literatura com base em artigos que tratam sobre a temática em questão. Evidenciou-se por meio desta pesquisa que os jogos apresentam inexorável importância para que os alunos tanto possam fixar melhor os conteúdos que estão sendo abordados dentro da sala de aula quanto aplicá-los em seu dia a dia. Por fim, desenvolvendo um senso crítico quanto aos aspectos sociais e econômicos que vivemos.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4396
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pela coordenadora do curso de Geografia - licenciatura, Marta Bertin, em 15/07/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Geografia (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_JogosProcessoEnsino.pdf473,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons