Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4382
Título: As desigualdades presentes no processo de alfabetização e seus recursos didáticos entre escolas públicas e particulares : uma experiência através do Residência Pedagógica.
Autor(es): Gandra, Thalita Albino
Orientador(es): Rodrigues, Paula Cristina de Almeida
Membros da banca: Rodrigues, Paula Cristina de Almeida
Jardilino, José Rubens Lima
Palavras-chave: Ensino remoto
Desigualdade educacional
Acesso a recursos pedagógicos
Legislação no ensino remoto
Data do documento: 2022
Referência: GANDRA, Thalita Albino. As desigualdades presentes no processo de alfabetização e seus recursos didáticos entre escolas públicas e particulares: Uma experiência através do Residência Pedagógica. 2022. 30 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento, causadas pela desigualdade presente nos recursos didáticos, causam uma preocupação, para professores, equipe pedagógica, pais e a sociedade como um todo, levando em consideração que esse problema não abrange somente a esfera escolar, mas sim um recorte de toda a sociedade. Dessa forma o presente trabalho teve como objetivo compreender a política educacional implantada no município de Mariana no contexto da pandemia da Covid-19 a partir de duas experiências de estágios de docência, uma no Programa Residência Pedagogia e a outra em um Programa de Monitoria de uma escola particular do município. Para isso foram analisados documentos normativos da união e do estado, documentos do programa Residência Pedagógica juntamente a uma escola pública, caderno de campo de um estágio em uma escola privada, realizada uma entrevista com funcionários da rede pública e o estudo e aprofundamento de diversos autores acerca do tema da desigualdade e do processo de ensino e aprendizagem na pandemia, como Macedo, Soares, Castanha, Benner e Martins. Os resultados obtidos foram as análises dos documentos normativos, que em comparação com a experiência vivenciada no Residência Pedagógica e demais pesquisas, demonstraram que na prática as leis não foram seguidas e por diversos momentos faltou auxílio e instrução para pais e professores lidarem com esse momento atípico da pandemia. A partir da comparação público X privada, foi notado que um dos maiores problemas que acarretam essa desigualdade é a falta de investimento por parte do poder público, influenciando nos recursos utilizados, que no momento pandêmico, eram essenciais para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4382
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_DesigualdadesPresentesProcesso.pdfArtigo principal436,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons