Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4026
Título: A expressão de valores morais e competências críticas por professores de ciências em suas reflexões sobre uma questão sociocientífica em um curso de formação continuada.
Autor(es): Luciano, Gilliard Gonçalves
Orientador(es): Mozzer, Nilmara Braga
Veloso, Gabriella Leone Fernandes
Membros da banca: Mozzer, Nilmara Braga
Veloso, Gabriella Leone Fernandes
Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco
Silva, Diego Palmeira da
Palavras-chave: Formação continuada de professores
Valores éticos
Pensamento crítico
Valores morais
Data do documento: 2021
Referência: LUCIANO, Gilliard Gonçalves, A expressão de valores morais e competências críticas por professores de ciências em suas reflexões sobre uma questão sociocientífica em um curso de formação continuada. 2021. 83 f. Monografia (Graduação em Química Licenciatura) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: No ensino de Ciências, a abordagem de questões sociocientíficas possibilita aos indivíduos a mobilização de valores, habilidades e atitudes em processos de tomada de decisão. Assim, essa abordagem educacional, além das dimensões procedimental e conceitual dos conteúdos, contempla também a dimensão atitudinal ou ética, viabilizando o desenvolvimento do pensamento crítico dos sujeitos. Este pode ser entendido a partir de um conjunto de competências e da reflexão sobre valores, atitudes e normas. Apesar de sua relevância, aspectos morais e éticos têm sido subdimensionados na abordagem de QSC no ensino e na formação de professores. Isso motivou-nos a investigar a expressão de valores morais e a manifestação de competências críticas por professores de Ciências a partir de suas reflexões sobre o consumo de animais, durante a vivência de um recorte de uma sequência didática em curso de formação continuada. Por meio de um estudo de caso, foi possível analisar alguns aspectos dessa vivência por um grupo de três professoras da educação básica, que apresentaram singularidades em relação as suas diferentes experiências pessoais e acadêmicas. A análise das reflexões das professoras permitiu-nos identificar uma ampliação do escopo da consideração moral destas: de uma visão individualista ou antropocêntrica para uma visão biocêntrica de valor dos seres. As professoras também manifestaram competências críticas como: as capacidades de se analisar os problemas sociocientíficos de forma abrangente e de realizar julgamentos éticos em torno da QSC - que nos forneceram indícios do desenvolvimento do seu pensamento crítico. Assim, a vivência dessa experiência didática contribuiu para que as professoras refletissem criticamente sobre o problema socioambiental discutido, explicitando o potencial da dimensão atitudinal de conteúdo relacionada às QSC. Neste sentido, uma possível implicação dessa pesquisa para os estudos da área está relacionada à investigação das influências dessas reflexões na promoção de ações docentes voltadas para a abordagem de problemáticas socioambientais e de ética nas realidades de ensino.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4026
Aparece nas coleções:Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ExpressaoValoresMorais.pdf4,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons