Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3118
Título : Desenvolvimento de um modelo de simulação de uma mina a céu aberto que emprega um sistema de despacho de caminhões baseado no comportamento de agentes biológicos : colônia de formigas.
Autor : Castro, Atila Silva Santana
metadata.dc.contributor.advisor: Cabral, Ivo Eyer
metadata.dc.contributor.referee: Cabral, Ivo Eyer
Destro, Elton
Ferreira, Rafael Antônio de Moraes
Palabras clave : Mineração a céu aberto
Minas e mineração - carregamento e transporte
Otimização matemática - otimização por colônia de formigas
Programação heurística
Fecha de publicación : 2021
Citación : CASTRO, Atila Silva Santana. Desenvolvimento de um modelo de simulação de uma mina a céu aberto que emprega um sistema de despacho de caminhões baseado no comportamento de agentes biológicos: colônia de formigas. 2021. 74 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Minas) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumen : Este trabalho busca estudar o funcionamento de um sistema de despacho de caminhões baseado no comportamento de agentes biológicos, mais especificamente as colônias de formigas, por meio da simulação no software Arena. Para obter os resultados, inicialmente implementou-se no Lingo um modelo de otimização baseado em dados fictícios de uma mina de ferro a céu aberto. Esse modelo de otimização teve como resultado um plano operacional de lavra otimizado, o qual fornece o número de viagens a ser realizado em cada uma das frentes de lavra. Com os resultados do plano operacional otimizado, foi implementado no Arena um modelo de simulação que consiste de cinco frentes de lavra operantes com uma máquina de carga em cada frente e dez caminhões de sessenta toneladas, que devem ser alocados nas frentes de lavra com o objetivo de cumprir o plano operacional otimizado. A tomada de decisão de alocação de caminhões foi feita por um módulo do modelo de simulação que reproduz o despacho baseado na heurística colônia de formigas, cujo principal critério para tomada de decisão é a defasagem entre número de viagens planejadas e o número de viagens já executadas. O modelo de simulação foi configurado para realizar trinta replicações, a fim de se obter dados estatisticamente representativos. Os resultados do trabalho indicam que o sistema de despacho simulado permitiu a realização do plano operacional proposto com sucesso ao minimizar a defasagem de viagens e realizar todas as viagens que estavam propostas de forma condizente com o planejamento de lavra. Ademais, utilizou-se o modelo de simulação para realizar estudos de sensibilidade nos parâmetros do sistema de despacho simulado.
metadata.dc.description.abstracten: This work aims to study the behavior of a truck dispatch system based on biological agents’ behavior, more specifically ant colonies, through simulation in Arena. In order to achieve the results, the first step was to build an optimization model in Lingo based on fictional data from an iron ore open pit mine. As the result, the optimization model provided an optimized operational plan that establishes how many times a truck is to be loaded at a certain loading spot. This result consisted of five loading points with one shovel available for each of them and ten sixty-ton hauling trucks were to be allocated according to the operational plan. The decision-making regarding where the truck should go was made by a module inside the simulation model that replicated the ant-colony-based dispatch system. The factor that is most considered by this dispatch system is the difference between planned and executed hauls from a certain spot. The simulation model was set up to run thirty replications to obtain representative data. This work’s results indicate that the proposed dispatching system allowed the optimized operational plan to be concluded thus completing all the scheduled hauls. Moreover, the simulation model was used for a sensitivity analysis regarding the dispatch system default parameters.
URI : http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3118
Aparece en las colecciones: Engenharia de Minas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA_DesenvolvimentoModeloSimulação.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons