Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2956
Título: Efeito dos tempos de extração da pectina e do extrato de pimenta rosa nas características colorimétricas e sensoriais de geleia de pimenta rosa.
Autor(es): Silva, Grazielle Duelli
Orientador(es): Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta
Andrade, Ângela Leão
Membros da banca: Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta
Andrade, Ângela Leão
Vieira, Silvia Mendonça
Palavras-chave: Produção artesanal de geleia
Delineamento central compostos rotacional - DCCR
Otimização
Data do documento: 2019
Referência: SILVA, Grazielle Duelli. Efeito dos tempos de extração da pectina e do extrato de pimenta rosa nas características colorimétricas e sensoriais de geleia de pimenta rosa. 2019. 28 f. Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: O objetivo desse trabalho foi estudar os efeitos dos tempos de extração da pectina e do extrato de pimenta rosa nas características colorimétricas e sensoriais de geleias de pimenta rosa. Para isso foram avaliados os efeitos de dois fatores: Tempo de extração pectina (min) e Tempo de extração do extrato de pimenta rosa (min), considerando delineamento central composto rotacional (DCCR) 22 + 4 pontos axiais + 3 pontos centrais. Foram realizadas análises de cor (L, a, b, C, H) e sensoriais (cor, aparência, sabor, textura, ideal de doçura, ideal de consistência e intenção de compra). Observou-se que maiores tempos de extração de pectina e de pimenta rosa fez com que as geleias tivessem coloração mais escura, amarelada e opaca, sendo que a utilização de extratos elaboração por 10 minutos tornaram as geleias menos aceitas. Dessa forma, conclui-se que para elaborar geleias com coloração mais vívidas, claras, com menor degradação dos compostos e mais aceitas deve-se utilizar menores tempos de extração de pectina e de pimenta rosa, indicando-se que para se extrair a pectina e o extrato de pimenta rosa deve se utilizar 5 minutos para cada um.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2956
Aparece nas coleções:Ciência e Tecnologia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EfeitoTemposExtração.pdf883,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons