Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2948
Título: MUTAN : potência narrativa e protagonismo LGBTQ+ em contos ficcionais e testemunhos de experiência.
Autor(es): Silva, Jean Henrique Lourenço
Orientador(es): Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado
Membros da banca: Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado
Barbosa, Karina Gomes
Maia, Marta Regina
Palavras-chave: Minorias sexuais e de gênero - narrativas pessoais
Identidade de gênero
Ficção
Data do documento: 2020
Referência: SILVA, Jean Henrique Lourenço. MUTAN: potência narrativa e protagonismo LGBTQ+ em contos ficcionais e testemunhos de experiência. 2020. 37 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: Através da potência narrativa, este trabalho tem objetivo de estabelecer o protagonismo LGBTQ+ por meio do testemunho de experiência e da ficção. Pretende discutir três temáticas principais. A primeira, a importância da narrativa na construção de novos sentidos no processo de narrar a si mesmo, a memória como construção subjetiva de cada um, e o testemunho. A segunda, noções de identidade e gênero, partindo de autores como Paul. B. Preciado e Hija de Perra, para abordar vivências bicha, pluralidade de vozes (e corpos) no meio LGBTQ+. E a terceira, conto e ficção. A criação do conto literário como espaço de histórias imaginativas, exercício de narração e autoconhecimento. Ao longo do processo de criação deste memorial, e do livro de contos que também abriga testemunhos de sujeitos LGBTQ+, percebe-se a necessidade de abordar a narrativa como caminho principal, a fim de introduzir minhas experiências juntamente com as discussões teóricas. Como resultado, o trabalho aprimorou a escuta jornalística humanizada, o estudo da relação entre ficção e não ficção, os afetos gerados no ato de testemunhar, e as etapas da escrita do livro, bem como conceito dos contos, referenciais, auto investigação e memórias.
Resumo em outra língua: A través del poder narrativo, este trabajo tiene como objetivo establecer el protagonismo LGBTQ + a través del testimonio de la experiencia y la ficción. Tiene la intención de discutir tres temas principales. La primera, la importancia de la narrativa en la construcción de nuevos significados en el proceso de narrarse, la memoria como construcción subjetiva de cada uno y el testimonio. La segunda, nociones de identidad y género, de autores como Paul. B. Preciado e Hija de Perra, para abordar experiencias queer, pluralidad de voces (y cuerpos) en el entorno LGBTQ +. Y el tercero, cuento y ficción. La creación del cuento literario como espacio de testemunhos imaginativos, ejercicio de narración y autoconocimiento. A lo largo del proceso de creación de este memorial, y el libro de cuentos que también alberga testimonios de sujetos LGBTQ +, existe la necesidad de abordar la narrativa como camino principal, con el fin de presentar mis experiencias junto con discusiones teóricas. Como resultado, el trabajo mejoró la escucha periodística humanizada, el estudio de la relación entre ficción y no ficción, los afectos que se generan en el acto de presenciar y las etapas de redacción del libro, así como el concepto de cuentos, referencias, autoinvestigación y recuerdos.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2948
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_Mutan.pdf412,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MONOGRAFIA_MutanPotenciaNarrativa.pdf667,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons