Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2943
Título: Desenvolvimento de embalagem ativa antimicrobiana com a incorporação de extrato de abricó (Mammea americana L.).
Autor(es): Alves, Juliana Josh Silva
Orientador(es): Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta
Cunha, Luciana Rodrigues da
Membros da banca: Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta
Vieira, Silvia Mendonça
Santos, Janaína Gomes dos
Palavras-chave: Embalagens
Listeria
Escherichia coli
Data do documento: 2020
Referência: Alves, Juliana Josh Silva. Desenvolvimento de embalagem ativa antimicrobiana com a incorporação de extrato de abricó (Mammea americana L.). 2020. 18 f. Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: Por desempenhar várias funções, a embalagem possui um papel fundamental na indústria alimentícia. Além de envolver o produto, é também fundamental na sua conservação, mantendo sua qualidade e segurança por meio da atuação como barreira contra sua deterioração química, física ou microbiológica. Desta forma, novas embalagens vêm sendo desenvolvidas no intuito de satisfazer exigências dos consumidores, oferecendo embalagens modernas, práticas, que conservem os alimentos e sejam viáveis tanto em termos ambientais quanto econômicos. Nesse contexto, surgem as embalagens ativas, que são aquelas que possibilitam uma interação entre o alimento e a embalagem de forma direta ou por meio do espaço livre, no intuito de garantir a qualidade e a segurança ao longo da vida útil do alimento. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar filmes ativos antimicrobianos incorporados de extrato de abricó. Para isso, foram desenvolvidos dois filmes (controle e com extrato) que foram submetidos à avaliação da espessura, testes mecânicos e atividade antimicrobiana, em triplicata. Por meio deste trabalho podemos verificar que os filmes antimicrobianos elaborados com extrato bruto de abricó são mais espessos, porém menos rígidos. Além disso, os filmes não foram capazes de inibir o crescimento de nenhum dos micro-organismos testados. Sugere-se que outros trabalhos devem ser realizados, utilizando outra matriz polimérica e outras concentrações de extrato bruto de abricó no filme para verificar a efetividade da utilização deste extrato na elaboração de filmes antimicrobianos.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2943
Aparece nas coleções:Ciência e Tecnologia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_DesenvolvimentoEmbalagemAtiva.pdf465,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons