Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2933
Título: Caracterização sensorial por tempo-intensidade e dominância temporal das sensações de geleias de laranja convencionais e de baixo valor calórico.
Autor(es): Maia, Cassandra Justina Souza
Orientador(es): Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta
Gandra, Kelly Moreira Bezerra
Membros da banca: Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta
Gandra, Kelly Moreira Bezerra
Santos, Eleonice Moreira
Palavras-chave: Geleia
Alimentos - teor calórico
Análise sensorial
Data do documento: 2019
Referência: MAIA, Cassandra Justina Souza. Caracterização sensorial por tempo-intensidade e dominância temporal das sensações de geleias de laranja convencionais e de baixo valor calórico. 2019. 22 f. Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: As condições de vida moderna têm modificado os hábitos alimentares das populações, influenciando, principalmente, na escolha por produtos que ofereçam benefícios além dos nutricionais, e que não estejam associados com o desenvolvimento de doenças. Com isso, houve um crescimento da demanda por produtos com valor reduzido de calorias, desafiando a indústria de alimentos na elaboração de produtos que se assemelhem aos convencionais, no que diz respeito às características sensoriais. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi caracterizar sensorialmente por tempo-intensidade e dominância temporal das sensações geleias de laranja convencionais e de baixo valor calórico. As análises realizadas incluíram testes tempo-intensidade (TI) para gosto doce e dominância temporal de sensações (TDS) para os gostos doce e ácido e sabor de laranja, usando provadores previamente treinados. Os resultados mostraram que, para as curvas tempo-intensidade do gosto doce, tem-se que as formulações apresentaram diferenças relacionadas ao comportamento das características temporais, refletindo nos parâmetros de intensidade máxima, percebida pelos provadores, sendo que a geleia convencional apresentou maior gosto doce. Com relação às curvas da análise TDS, a geleia convencional apresentou gosto doce, gosto ácido e sabor de laranja significativos. Já para a geleia de baixo valor calórico o gosto ácido foi suprimido pelo gosto doce, que teve significância juntamente com o sabor de laranja. Sendo assim, a caracterização das geleias permitiu concluir que, a interação da redução de açúcar e o uso de aditivos para compensar a redução provocam diferenças na percepção dos provadores com relação à intensidade e dominância de atributos, podendo interferir na escolha ou rejeição do produto.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2933
Aparece nas coleções:Ciência e Tecnologia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_CaracterizaçãoSensorialTempo.pdfArtigo principal667,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons