Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2890
Title: Desenvolvimento de sistema de instrumentação e controle PI, do tipo cascata, de uma célula eletrolítica a seco.
Authors: Matos, Saulo Neves
metadata.dc.contributor.advisor: Rêgo Segundo, Alan Kardek
metadata.dc.contributor.referee: Rêgo Segundo, Alan Kardek
Monteiro, Paulo Marcos de Barros
Cocota Júnior, José Alberto Naves
Keywords: Energia
Hidrogênio
Eletrólise
Controlador PI
Controle em cascata
Issue Date: 2021
Citation: MATOS, Saulo Neves. Desenvolvimento de sistema de instrumentação e controle PI, do tipo cascata, de uma célula eletrolítica a seco. 2020. 53 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Abstract: Tendo em vista o consumo energético crescente no mundo, o uso do hidrogênio como fonte de energia intermediária vem se tornando uma alternativa na busca de novos métodos de produção energética, já que o uso de combustíveis fósseis não serão capazes de suprir a alta demanda mundial a longo prazo. Além disso, os combustíveis fósseis podem acarretar consequências nocivas com a emissão de gases de efeito estufa, os quais causam danos a saúde humana e são os causadores do aumento da temperatura global. Neste trabalho apresenta-se o desenvolvimento de um sistema de controle de vazão do gás proveniente da eletrólise da água, a qual é feita por uma célula eletrolítica a seco. O hidrogênio gerado tem como finalidade ser utilizado como aditivo em motores de combustão interna, com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes, melhorar o desempenho de motores a combustão e reduzir o consumo do combustível primário. O estudo é de caráter experimental e consiste no desenvolvimento de um sistema de medição para monitorar as variáveis presentes no processo de eletrólise e de um controlador PI, do tipo cascata em série, cujo objetivo é controlar a vazão do gás produto da eletrólise da água, de forma que a corrente elétrica é controlada para que o controle de vazão seja efetuado. Para o controle de vazão foi usado um sensor de vazão como elemento sensor da realimentação, o qual foi calibrado de forma indireta utilizando um rotâmetro como dispositivo auxiliar do processo, obtendo-se um coeficiente de determinação (R²) igual a 0,9957. Para validar o controle de vazão desenvolvido, foi realizado um experimento em que o valor desejado de vazão foi alterado com cinco valores de diferentes e a saída do controlador convergiu, obtendo-se um erro menor que 0,5 g/h para todos os casos. Estudos de um sistema de controle e de monitoramento para o uso de hidrogênio a partir da eletrólise da água como auxiliar no processo de combustão pode ser considerado como passo importante no processo de obtenção de energia mais limpa e econômica.
metadata.dc.description.abstracten: Given the increasing energy consumption in the world, the use of hydrogen as an intermediate energy source has become an alternative in the search for new methods of energy production, since the use of fossil fuels will not be able to supply, in the long term, the high demand of the world. In addition, fossil fuels can have harmful consequences with the emission of greenhouse gases, which cause damage to human health and cause global warming. This work presents the development of a gas flow control system from water electrolysis, which is made by a dry electrolytic cell. The hydrogen generated is intended to be used as an additive in internal combustion engines, with the aim of reducing the emission of polluting gases, improving combustion engine performance and reducing primary fuel consumption. The study is experimental and consists of the development of a measurement system to monitor the variables present in the electrolysis process and a series cascade PI controller, which aims to control the gas flow from the water electrolysis, so that the current is controlled for flow control to be performed. For flow control a flow sensor was used as the feedback sensor element, which was indirectly calibrated using a rotameter as an auxiliary device of the process, obtaining a coefficient of determination (R² ) equals 0,9957 . To validate the developed flow control, an experiment was performed in which the setpoint flow value was changed with five different values and in all cases the controller output converged, resulting in an error of less than 0,5 g / h . Studies of a control and monitoring system for the use of hydrogen from water electrolysis as an aid in the combustion process can be considered as an important step in the process of obtaining cleaner and more economical energy.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2890
Appears in Collections:Engenharia de Controle e Automação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_DesenvolvimentoSistemaInstrumentação.pdf3,01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons