Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2541
Title: Ensaios de modelagem físico-analógica da deformação registrada na saliência Serra Central, extremo noroeste da Faixa Araçuaí.
Authors: Castro, Isabelle Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Danderfer Filho, André
Gomes, Caroline Janette Souza
Bersan, Samuel Moreira
metadata.dc.contributor.referee: Gomes, Caroline Janette Souza
Zanon, Marcela Lopes
D'Angelo, Taynara
Keywords: Geologia estrutural
Falhas - geologia
Inversão tectônica
Issue Date: 2020
Citation: CASTRO, Isabelle Martins. Ensaios de modelagem físico-analógica da deformação registrada na saliência Serra Central, extremo noroeste da Faixa Araçuaí. 2020. 61 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020
Abstract: O limite entre o cráton São Francisco e a porção noroeste da faixa Araçuaí, extremo noroeste do Cinturão de Cavalgamentos da Serra do Espinhaço, é definido pela saliência Serra Central. A região é caracterizada por rochas do embasamento cristalino e de metassedimentos do Supergrupo Espinhaço e do Grupo Macaúbas. Por meio de modelos físicos, pretendia-se contribuir para o conhecimento da evolução tectônica da área. O principal intuito era analisar se é possível que falhas de transferência sejam reativadas como falhas de rasgamento durante uma inversão tectônica positiva. Utilizaram-se caixas de acrílico, de dimensões decimétricas, nas quais camadas horizontais de areia tingida simulavam as rochas da região. Foram desenvolvidos quatro experimentos. Dois simularam uma única fase de extensão, um duas fases de extensão e o quarto duas extensões e uma inversão tectônica. Os experimentos revelaram que quando a direção da extensão e a da falha de transferência não coincide, a formação de uma bacia transtrativa impede a reativação da falha de transferência como falha de rasgamento. Na região da falha de transferência do arcabouço estrutural preexistente formou-se, em planta, durante a extensão, uma pequena inflexão mostrando a influência das estruturas antigas sobre as mais novas. Em perfil, observou-se que uma segunda extensão, na mesma direção da primeira, causa uma rotação da falha de borda mais antiga diminuindo o seu ângulo de mergulho. A inversão tectônica gerou a reativação da falha de borda da bacia mais nova, no antepaís, e uma falha de empurrão no pós-país além de pequenas dobras. Estas estruturas se assemelham às feições de perfis estruturais reconhecidas na região da saliência Serra Central. Pelos experimentos realizados, foi observado que nas condições realizadas, a falha de transferência não foi reativada como falha de rasgamento durante a compressão, pois formou-se uma bacia transtensional.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2541
Appears in Collections:Engenharia Geologica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_EnsaiosModelagemFísicoAnalógica.pdf6,4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons