Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2076
Title: A importância da iluminação no projeto de interiores residencial : estudo de caso em habitações sociais em Cachoeira do Campo / MG.
Authors: Cangussu, Manuela Rocha
metadata.dc.contributor.advisor: Carnielle, Renata Oliveira Almeida
metadata.dc.contributor.referee: Carnielle, Renata Oliveira Almeida
Souza, Mauricio Leonard de
Alves, Mikael José Guedes
Keywords: Iluminação natural
Iluminação artificial
Iluminação residencial
Arquitetura de interiores
Habitação social
Projeto luminotécnico
Issue Date: 2019
Citation: CANGUSSU, Manuela Rocha. A importância da iluminação no projeto de interiores residencial : estudo de caso em habitações sociais em Cachoeira do Campo / MG. 2019. 90 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Abstract: O presente trabalho é uma pesquisa sobre a importância da iluminação na arquitetura de interiores residenciais e o papel que esse aspecto do projeto exerce na concepção dos espaços pelos usuários com a finalidade de embasar o desenvolvimento de projeto luminotécnico de tipologia de habitação social em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto – MG. Desenvolve-se através de uma breve revisão bibliográfica sobre a luz natural e artificial e o seu histórico em residências, seguido por estudo sobre as maneiras de iluminar, o emprego correto dessas formas e seus efeitos biológicos e sobretudo psicológicos no usuário e, por fim, de um estudo de caso com a proposta de aplicação dos conhecimentos reunidos em projeto. Acredita-se que a pesquisa em questão é de valor fundamental para os estudos na área da Arquitetura, uma vez que busca demonstrar, através de estudo de caso, a influência que a iluminação tem sobre seus usuários, além de tratar de um assunto pouco ou raramente discutido no meio acadêmico e produção arquitetônica, que é o projeto luminotécnico para habitações sociais. Os resultados virão a contribuir para a comunidade acadêmica no sentido de esclarecer pontos essenciais ao entendimento da influência da iluminação enquanto conforto ambiental e conforto individual.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2076
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_ImportânciaIluminaçãoProjeto.pdf5,01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons