Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/169
Título: O uso da simulação computacional para avaliar como o aumento da produtividade impacta na capacidade produtiva de uma pequena indústria do setor alimentício.
Autor(es): Farias, Edson Monteiro
Orientador(es): Martins, Alexandre Xavier
Membros da banca: Reis, Luciana Paula
Barbosa, Lucas Dietrich Silva
Martins, Alexandre Xavier
Palavras-chave: Simulação computacional
Capacidade produtiva
Simulação de processo produtivo
ARENA - programa de computador
Data do documento: 2016
Referência: FARIAS, Edson Monteiro. O uso da simulação computacional para avaliar como o aumento da produtividade impacta na capacidade produtiva de uma pequena indústria do setor alimentício. 2016. 62 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2016.
Resumo: Este trabalho é resultado de um estudo desenvolvido em uma pequena indústria do setor alimentício, com o objetivo de utilizar a técnica de simulação computacional para avaliar como o aumento da produtividade impacta na capacidade de produção da empresa estudada. As análises e conclusões, foram realizadas a partir de dados do sistema real e da simulação de cenários, a fim de avaliar o comportamento do sistema mediante a alterações em suas variáveis. A metodologia utilizada é a Simulação Computacional com caráter descritivo, e através dela foi possível conhecer o comportamento do sistema. Através da simulação aplicada, foi possível constatar que o aumento da produtividade do recurso gargalo, implica em significativos ganhos na capacidade produtiva do sistema estudado.
Resumo em outra língua: This work is the result of a study conducted in a small industry of the food sector, in order to use the computer simulation technique to assess how increasing impacts productivity in production capacity of the company studied. The analyzes and conclusions were developed from the real system data and created settings simulation, to assess system behavior through changes in its variables. The methodology used is the Computer Simulation with descriptive, and through it was possible to know the behavior of the system studied by changes in its variables. Through applied simulation, it was found that the increase in productivity bottleneck resource, implies significant gains in the productive capacity of the studied system.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/169
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 29/03/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_UsoSimulaçãoComputacional.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons