Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1207
Título: Sentido do trabalho para professores do Ensino Superior do interior do estado de Minas Gerais : um comparativo entre as percepções de professores atuantes em instituições públicas e privadas.
Autor(es): Pena, Natália de Assis
Orientador(es): Rezende, Ana Flávia
Membros da banca: Barbosa, Jane Kelly Dantas
Magalhães, Jade Antunes Simões
Rezende, Ana Flávia
Palavras-chave: Trabalho - aspectos sociais
Professores universitários
Serviço público
Empresa privada
Data do documento: 2018
Referência: PENA, Natália de Assis. Sentido do trabalho para professores do Ensino Superior do interior do estado de Minas Gerais : um comparativo entre as percepções de professores atuantes em instituições públicas e privadas. 2018. 33 f. Monografia (Graduação em Administração) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender qual o sentido do trabalho para professores que atuam em instituições de ensino superior pública e privadado interior de Minas Gerais. A pesquisa de cunho qualitativo se caracteriza como um estudo descritivo exploratório e foi realizada com professores de duas instituições de ensino superior diferentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas gravadas e transcritas na íntegra e posteriormente foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Ao final da pesquisa foi possível concluir que para os professores entrevistados as características atribuídas a um trabalho que possui sentido são: gostar da área em que atua e sentir prazer na atividade que exerce; se sentir útil e sentir que o seu trabalho é útil para as pessoas; e o reconhecimento e aprendizado dos alunos, sendo que não houve diferenças significativas em relação ao sentido do trabalho para as duas esferas, apenas uma preocupação maior na sua qualificação e na carreira por parte dos professores da rede pública e uma certa acomodação por parte dos da rede privada, no sentido de crescimento e desenvolvimento
Resumo em outra língua: This paper aims to understand the meaning of the job for professors who job in public and private higher education institutions in the interior of Minas Gerais. Qualitative research is characterized as an exploratory descriptive study and was carried out with teachers from two different higher education institutions. The data were collected through interviews recorded and transcribed in full and later were analyzed through the technique of content analysis. At the end of the research it was possible to conclude that for the professors interviewed the characteristics attributed to a job that has meaning are: to like the area in which they works and to feel pleasure in the activity that it exerts; feel useful and feel that their work is useful to people; and the recognition and learning of the students, and there were no significant differences in relation to the meaning of job for both spheres, only a greater concern in their qualification and career by professors of the public schools and a certain comfort by the private schools in the sense of growth and development
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1207
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/07/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_SentidoTrabalhoProfessores.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons