Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1163
Title: Padrões de qualidade do ar : comparação entre legislações e análise da resolução CONAMA 03/90 brasileira.
Authors: Silva, Marina Dayrell de Souza e
metadata.dc.contributor.advisor: Porto, Lia de Mendonça
metadata.dc.contributor.referee: Porto, Lia de Mendonça
Barella, César Falcão
Gurgel, Leandro Vinícius Alves
Keywords: Poluição do ar
Qualidade do ar
Conselho Nacional de Meio Ambiente
Saúde pública
Issue Date: 2017
Citation: SILVA, Marina Dayrell de Souza e. Padrões de qualidade do ar : comparação entre legislações e análise da resolução CONAMA 03/90 brasileira. 2017. 83 f. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Abstract: A poluição atmosférica é um dos assuntos mais debatidos entre países desde a Conferência de Estocolmo, em 1972. Desde então, passou a existir um movimento mundial em direção ao controle e manutenção de poluentes em níveis seguros a população e ao meio ambiente através da criação de leis e políticas ambientais de qualidade do ar. A CONAMA 03/90 é a legislação brasileira que define os padrões de qualidade de ar adotados nacionalmente. Foi dado ha quase trinta anos, sendo justificável o questionamento sobre a sua contemporaneidade, através da comparação com legislações internacionais e da Organização Mundial da Sande (OMS), para diagnóstico de limitações e discussões sobre atualização. Diferente da maioria das legislações analisadas no trabalho, a brasileira não padroniza poluentes como MP2,5 e chumbo e outros poluentes tem valores acima dos demais países e OMS, evidenciando a necessidade urgente da sua revisão, pois estudos científicos comprovam a associação entre poluentes atmosféricos e doenças respiratórias, cardíacas, cânceres e mortes e intensificação de fenômenos naturais como chuva ácida, aquecimento global e inversão térmica, impactando negativamente a saúde pública, ecossistemas e organismos sensíveis.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1163
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/04/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.3 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_PadrõesQualidadeAr..pdf21,53 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons