Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1026
Title: Eficiência energética em residências : estudo de caso.
Authors: Lopes, Carlos Rugiere Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Sávio Augusto Lopes da
metadata.dc.contributor.referee: Silva, Sávio Augusto Lopes da
Monteiro, Paulo Marcos de Barros
Alves, Luiz Fernando Ríspoli
Keywords: Energy efficiency
Energia elétrica - consumo
Energia elétrica - fontes alternativas
Issue Date: 2016
Citation: LOPES, Carlos Rugiere Cardoso. Eficiência energética em residências : estudo de caso. 2016. 82 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Abstract: Neste trabalho são analisados os fatores que impactam na eficiência energética de forma a reduzir os custos com energia elétrica em uma residência através da utilização de equipamentos e tecnologias existentes, propiciando melhores condições de conforto com o menor consumo de energia elétrica. Inicialmente é realizada uma revisão bibliográfica sobre conceitos importantes, programas de eficiência energética existentes no Brasil, equipamentos de iluminação e eletrodomésticos. Em seguida é feita uma abordagem sobre sistemas de aquecimento solar de água e sistemas fotovoltaicos para geração de energia. Depois é apresentado um estudo de caso para analise dos equipamentos mais adequados para a utilização eficiente da energia e um dimensionamento de um sistema de aquecimento solar de água e de um sistema fotovoltaico para uma residência como fonte alternativa de energia. Por fim é realizada uma conclusão através da analise dos resultados obtidos no estudo de caso.
metadata.dc.description.abstracten: In this essay are being analyzed the factors that impact on energy efficiency to reduce costs with electricity in a residence by using existing technologies and equipment, providing better comfort conditions with less consume of electricity. Initially it is done a bibliographic revision about important concepts, power efficiency programs that exist in Brazil, lighting equipment and home appliances. After that it is done an approach about solar heating of water and photo-voltaic systems to power generation. Then it is presented a case study for analysis of the most appropriate equipment to power efficiency and a design for a water solar heating system and a photo-voltaic system for a residence as alternative source of power. Lastly it is done a conclusion from the analysis of case study results.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1026
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo professor da disciplina de monografia em 07/06/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:Engenharia de Controle e Automação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_EficiênciaEnergéticaResidências.pdf2,34 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons