Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1013
Título: Desenvolvimento de sistema de controle para irrigação utilizando microcontrolador e aplicativo Android.
Autor(es): Santos, André Lopes Marinho dos
Orientador(es): Rêgo Segundo, Alan Kardek
Membros da banca: Rêgo Segundo, Alan Kardek
Monteiro, Paulo Marcos de Barros
Silva, Sávio Augusto Lopes da
Palavras-chave: Java - linguagem de programação
Data do documento: 2016
Referência: SANTOS, André Lopes Marinho dos. Desenvolvimento de sistema de controle para irrigação utilizando microcontrolador e aplicativo Android. 2015. 59 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: A proposta do presente trabalho é a criação de um sistema de controle de baixo custo utilizando microcontrolador, para utilização em sistemas de irrigação. São dimensionados os circuitos elétricos necessários para o bom funcionamento do microcontrolador, assim como os circuitos necessários para a conexão com seus periféricos. É utilizado um display de cristal líquido para a visualização do horário e demais configurações do sistema de controle, um relógio de tempo real para uma maior precisão na contagem de tempo e um módulo Bluetooth para receber dados de parametrização, enviados por meio de aplicativo Android. É desenvolvido o programa do microcontrolador em linguagem C utilizando o software CCS. Depois de realizada a compilação do programa, este é testado juntamente com seu respectivo circuito, utilizando o software Proteus. Após o teste de funcionamento do circuito, é feita a montagem em protoboard, para a análise do sistema físico em funcionamento. Por fim, é desenvolvido o aplicativo Android, o qual utiliza a linguagem de programação Java e o Android Studio, a plataforma oficial de desenvolvimento para Android.
Resumo em outra língua: The purpose of this work is to create a low-cost control system using microcontroller for use in irrigation systems. The necessary electrical circuits are sized for the proper functioning of the microcontroller as well as the necessary circuitry for connecting to itsperipherals. It is used a liquid crystal display for viewing time and other control system settings, a real time clock for accuracy in counting time and a Bluetooth module to receive parameters sent by Android application. The microcontroller program is written in C language using CCS software. After finishing the program compilation, it is tested with their respective circuit using Proteus software. After the circuit function test, the montage is done in breadboard for analysis of the physical system in operation. Finally, it is developed an Android application, which uses Java programming language and Android Studio which is the official development platform for Android.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1013
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo professor da disciplina de monografia em 07/06/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia de Controle e Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_DesenvolvimentoSistemaControle.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons