Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/951
Título: Análise financeira de balanços : um estudo de caso com as demonstrações financeiras da Petrobrás no período de 2011 a 2016.
Autor(es): Neves, Rafaela Barbosa
Orientador(es): Costa, Karla Luísa Costa e
Membros da banca: Costa, Karla Luísa Costa e
Pessoa, Déborah Kelly Nascimento
Matos, Getúlio Alves de Souza
Palavras-chave: Administração financeira
Demonstrações financeiras
Indicadores econômicos
Data do documento: 2017
Referência: NEVES, Rafaela Barbosa. Análise financeira de balanços : um estudo de caso com as demonstrações financeiras da Petrobrás no período de 2011 a 2016. 2017. 22 f. Monografia (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
Resumo: A Análise Financeira de Balanço tem como objetivo analisar os relatórios contábeis e oferecer uma visão ampla do desempenho econômico e financeiro da organização. O resultado das análises é representado por um conjunto de informações que são extraídas por meio de técnicas contábeis. Para permitir que os gestores e investidores avaliem a real situação econômica da gestão de negócios, é essencial que as organizações tenham o hábito de realizar os demonstrativos financeiros periodicamente. O artigo teve como propósito analisar as Demonstrações Contábeis da empresa Petrobrás, maior estatal do país, por meio dos indicadores financeiros. Foi realizada uma análise da rentabilidade da companhia no período de 2011 à 2016. Em linhas gerais os resultados indicaram que a rentabilidade da Petrobrás sofreu queda nos últimos três anos analisados, apresentando um retorno negativo, não satisfatório para a empresa.
Resumo em outra língua: Financial Analysis of Balance sheets aims to analyze information services and provide an overview of the economic and financial performance of the organization. The result of theses analyzes are represented by a set of informations that is extracted by means of accounting techniques. To allow managers and investors to assess the real economic situation of business management, it is essential that organizations has the habit of conducting financial statements periodically. The article purpose is to analyze the Financial Statements of Petrobras, the biggest state company in Brazil, through financial indicators. An analysis was made between 2011 to 2016, through profitability index. In general terms, the results declined in the last three years, presenting a negative return, was not satisfactory to the company.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/951
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/09/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnáliseFinanceiraBalanços.pdf513,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons