Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/864
Título: Caracterização do material pelítico utilizado para fins terapêuticos, cosméticos e de higiene pessoal no Vale do Capão, Chapada Diamantina, Bahia.
Autor(es): Nardy, Beatriz Coura
Orientador(es): Costa, Adivane Terezinha
Membros da banca: Costa, Adivane Terezinha
Moebus, Ricardo Luiz Narciso
Mateus, Ana Carolina Campos
Palavras-chave: Geologia médica
Medicina alternativa - geoterapia
Minerais de argila
Data do documento: 2018
Referência: NARDY, Beatriz Coura. Caracterização do material pelítico utilizado para fins terapêuticos, cosméticos e de higiene pessoal no Vale do Capão, Chapada Diamantina, Bahia. 2018. 83 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto. 2018.
Resumo: O uso de material pelítico para o tratamento de patologias de pele, musculares e ósseas, além de sua aplicação para cosmético e/ou higiene pessoal, está presente nas escrituras das mais antigas civilizações. Essas práticas, atualmente englobadas pelo conceito de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS), vêm recebendo o reconhecimento de profissionais de saúde e despertando um crescente interesse na comunidade científica e na população em geral. No Vale do Capão, famoso destino turístico da Chapada Diamantina e referência regional em PICS, materiais pelíticos são tradicionalmente usados para tratamentos de saúde tanto pela população quanto na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Caeté-Açu. Além disso, esses materiais são também usados para a produção de cosméticos, movimentando a economia local. No entanto, apesar da UBS dar orientações acerca da coleta e aplicações, não há nenhum estudo que avalie as propriedades do material utilizado, sendo a escolha e uso do mesmo baseados puramente no conhecimento empírico da população. Dessa forma, com base em parâmetros físicos, físico-químicos, mineralógicos e geoquímicos, o presente trabalho tem por objetivo avaliar as possíveis propriedades que tenham levado à utilização de tais materiais para fins medicinais, cosméticos e de higiene pessoal. Sendo assim, as amostras foram coletadas seguindo uma abordagem etnopedológica e foram feitas análises de Difração de Raios-X (XRD), Fluorescência de Raios-X (XRF) e Espectrometria de Emissão Óptica por Plasma Acoplado Indutivamente (ICP-OES) afim de avaliar a composição mineralógica e geoquímica das amostras. Foram ainda realizadas análises de pH e distribuição granulométrica. A maioria das amostras possuem textura franco siltosa. A assembleia mineralógica e composição geoquímica apresenta pouca variação entre as amostras, que possuem caulinita como principal argilomineral e a concentração de elementos tóxicos como Cd, Pb, As, Co, V, Ni, Li, Mo e Cu não apresenta risco em aplicações tópicas. Além disso, as amostras possuem pH relativamente ácido e são carregadas negativamente, o que contribui para suas propriedades desintoxicantes. Sendo assim, baseando-se nos parâmetros analisados, as amostras apresentam grande potencial para aplicações externas, principalmente após separação da fração silte-argila.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/864
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/02/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_CaracterizacaoMaterialPelitico.pdf3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons