Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/859
Título: Aplicação de ferramentas de planejamento e gestão de estoques para itens com demanda intermitente em uma organização prestadora de serviços de saúde.
Autor(es): Moura, Diego Fernandes Pantuza
Orientador(es): Pinto, Rafael Lucas Machado
Membros da banca: Pinto, Rafael Lucas Machado
Reis, Luciana Paula
Silva, Thiago Augusto de Oliveira
Palavras-chave: Previsão de demanda
Distribuíção de Poisson
Demanda intermitente
Gestão hospitalar
Gestão de estoque
Data do documento: 2016
Referência: MOURA, Diego Fernandes Pantuza. Aplicação de ferramentas de planejamento e gestão de estoques para itens com demanda intermitente em uma organização prestadora de serviços de saúde. 2016. 52 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2016.
Resumo: Dentro de uma organização prestadora de serviços médicos, todos os materiais e medicamentos presentes no estoque são de fundamental importância, porém alguns exigem um maior grau de atenção no seu gerenciamento pelo fato de possuírem um comportamento de demanda intermitente, o que dificulta a previsão de demanda para estes itens. No processo de seleção dos itens a serem estudados foram levados em consideração também fatores como valor de mercado, nível de criticidade em relação a produtos substitutos e leadtime. Na tentativa de auxiliar no gerenciamento de compras destes materiais e medicamentos, este estudo irá utilizar a distribuíção de Poisson com auxílio também de um software de gestão hospitalar, para realizar uma simulação da demanda destes itens e indicar a quantidade a se manter no estoque sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados aos pacientes.
Resumo em outra língua: Within a medical service organization, all materials and medications present in the stock are of fundamental importance, but some require a greater degree of attention in their management due to the fact that they have an intermittent demand behavior, which makes it difficult to predict demand for these items. In the process of selecting the items to be studied, factors such as market value, criticality level in relation to substitute products and leadtime were also taken into account. In an attempt to assist in the management of purchases of these materials and medicines, this study will use the Poisson distribution with the help of hospital management software to simulate the demand for these items and indicate the quantity to be kept in inventory without harming the quality of services provided to patients.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/859
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 31/07/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais, nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AplicaçãoFerramentasPlanejamento.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons