Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/784
Título : Festas de Vila Rica e Mariana : referenciais teóricos e metodológicos.
Autor : Neves, Gilciane Aparecida Gesualdo Marques
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Francisco Eduardo de
Palabras clave : Festas populares
Festas religiosas
Cultura - Minas Gerais - história
Fecha de publicación : 2009
Citación : NEVES, Gilciane Aparecida Gesualdo Marques. Festas de Vila Rica e Mariana : referenciais teóricos e metodológicos. 2009. 51 f. Monografia (Especialização em Cultura e Arte Barroca) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2009.
Resumen : A referida monografia de Pós-graduação em Cultura e Arte Barroca analisa algumas abordagens sobre festas em Vila Rica e Mariana, no período de 1733-1748, em obras e estudos dos seguintes autores: Iris Kantor, Mary Del Priore, João Adolfo Hansen, Camila Fernanda Guimarães Santiago e Laura de Mello e Souza. O objetivo deste estudo é identificar e confrontar os referenciais teóricos utilizados pelos autores e, a partir dessa análise, apontar as diferenças e semelhanças entre cada abordagem. Constata-se que abordagens feitas a partir de um mesmo referencial teórico apontam aspectos divergentes e enfoques diversificados. A festa não é objeto apenas da história cultural, ela pode ser enfocada sobre a ótica da história social, política e também das mentalidades.
URI : http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/784
metadata.dc.rights.license: Disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece en las colecciones: Especialização - Cultura e Arte Barroca

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA_FestasVilaRica.pdf244,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.