Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/7482
Título: A prematuridade e suas relações com o processo de aprendizagem escolar.
Autor(es): Ferreira, Ana Carolina de Oliveira
Orientador(es): Rodrigues, Paula Cristina de Almeida
Membros da banca: Jardilino, José Rubens Lima
Rodrigues, Paula Cristina de Almeida
Palavras-chave: Prematuro
Processo de aprendizagem escolar
Desenvolvimento da linguagem
Linguagem e prematuridade
Linguagem oral e escrita
Data do documento: 2021
Referência: FERREIRA, Ana Carolina de Oliveira. A prematuridade e suas relações com o processo de aprendizagem escolar. 2021. 46 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: O tema desse estudo é “Prematuridade infantil e o processo de aprendizagem escolar”. O intuito é investigar a relação existente entre o desenvolvimento cognitivo de crianças prematuras e a aquisição da linguagem oral e escrita em ambiente escolar. Trata-se de uma análise de teses e dissertações que abordam a relação existente entre o histórico de prematuridade de crianças e as implicações decorrentes deste nascimento prematuro no processo de aprendizagem escolar. Mesmo que existam estudos avançados que promovam a natalidade das crianças que nascem antes do tempo previsto, é importante que o campo educacional em colaboração com outros campos que estudam a prematuridade, levem as pesquisas a frente para que se possam desenvolver questões que ainda apresentam lacunas relacionadas ao assunto. Optou-se pela análise de teses e dissertações para se obter uma dimensão do “estado da arte do conhecimento” da temática no campo teórico científico, para assim ter noção do que já se sabe a respeito das relações estabelecidas entre a prematuridade infantil e a aprendizagem escolar. Para isso o estudo objetiva analisar teses e dissertações que abordam a relação existente entre o desenvolvimento cognitivo de crianças prematuras e a aquisição da linguagem oral e escrita em ambiente escolar, no período compreendido entre 2008 à 2015, nos bancos de dados da CAPES e BDTD.O trabalho está organizado e dividido em partes. Inicialmente é exposto o conceito de prematuridade baseado na literatura pesquisada e analisada. A próxima parte do trabalho é a metodologia, na qual são expostos quadros, tabelas e gráficos com informações que fundamentam a pesquisa, bem como o caminho metodológico realizado. Em seguida busca-se fazer a exposição de respostas que foram encontradas nas teses e dissertações, elas respondem a questionamentos que foram organizados em formato de perguntas com o intuito de nortear a busca pelos objetivos mais específicos deste trabalho e após isso são apresentadas as considerações finais, seguidas pelas referências bibliográficas. Os resultados sugerem que crianças nascidas prematuridades apresentam prejuízos para o desenvolvimento da linguagem, o nascimento prematuro pode oferecer riscos no processo de aquisição da linguagem oral e escrita.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/7482
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/?ref=chooser-v1).
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PrematuridadeRelaçõesProcesso.pdf949,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.