Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/7476
Title: A mulher do fim do mundo : uma análise do sofrimento de mulheres pretas e pardas em Mariana/MG a partir da experiência de estágio supervisionado em Serviço Social no Hospital Monsenhor Horta.
Authors: Martins, Luísa Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor: Carmo, Roberto Coelho do
metadata.dc.contributor.referee: Carmo, Roberto Coelho do
Perez, Davi Machado
Mesquita, Adriana de Andrade
Keywords: Mulheres negras
Colonização
Racismo
Trabalho
Sofrimento
Issue Date: 2024
Citation: MARTINS, Luísa Gonçalves. A mulher do fim do mundo: uma análise do sofrimento de mulheres pretas e pardas em Mariana/MG a partir da experiência de estágio supervisionado em Serviço Social no Hospital Monsenhor Horta. 2024. 56 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.
Abstract: A história do Brasil é marcada pela colonização e invasão de suas terras, a primeiro momento estrutura para a consolidação do sistema escravista colonial e logo após fator estruturante para o capitalismo dependente formado por relações de trabalhos manchadas pelo racismo. Relações de trabalho cada vez mais instáveis, flexibilizadas e exploratórias, que impossibilitam o Ser Social de produzir e se reproduzir de forma material e subjetiva, gerando uma intensa instabilidade e sofrimento para os trabalhadores. Outro ponto, é que se trata de uma sociabilidade racista uma vez que o capitalismo se apropria deste mecanismo para sua constituição, isto significa que os trabalhadores negros estão em constante processo de sofrimento e adoecimento mental gerados pelos fatores externos sociais, econômicos, culturais e políticos, consequências das transformações históricas. Nesse sentido, este trabalho busca apresentar a construção da sociedade brasileira, ao mesmo tempo que descreve um relato pessoal da Experiência de Estágio Supervisionado no Hospital Monsenhor Horta, cenário onde as ‘’Internações Sociais’’ são marcadas pela presença de pacientes negros em sua grande maioria, sujeitos que estão em completo estado de sofrimento e adoecimento mental/físico. Entre uma das internações mais marcantes durante a experiência, uma paciente em Internação Social faleceu, após meses de tentativas e tratativas com Estado, Município e Família, esse trabalho sobretudo é uma homenagem a L. ‘’Mulher do Fim do Mundo’’.
metadata.dc.description.abstracten: La historia de Brasil está marcada por la colonización e invasión de sus tierras, primero una estructura para la consolidación del sistema colonial esclavista y luego un factor estructurante para el capitalismo dependiente formado por relaciones laborales teñidas por el racismo. Relaciones laborales cada vez más inestables, flexibles y explotadoras, que imposibilitan que el Ser Social produzca y se reproduzca material y subjetivamente, generando una intensa inestabilidad y sufrimiento para los trabajadores. Otro punto es que se trata de una sociabilidad racista ya que el capitalismo se apropia de este mecanismo para su constitución, lo que significa que los trabajadores negros se encuentran en un constante proceso de sufrimiento y enfermedad mental generada por factores sociales, económicos, culturales y políticos externos, consecuencias de transformaciones históricas. En este sentido, este trabajo busca presentar la construcción de la sociedad brasileña, a la vez que describe un relato personal de la Experiencia de Internado Supervisado en el Hospital Monsenhor Horta, un escenario donde las ''Hospitalizaciones Sociales'' están marcadas por la presencia de pacientes negros en su gran mayoría, sujetos que se encuentran en un completo estado de sufrimiento y enfermedad mental/física. Entre una de las hospitalizaciones más notables durante la experiencia, falleció una paciente en Hospitalización Social, luego de meses de intentos y negociaciones con el Estado, la Municipalidad y la Familia, este trabajo es sobre todo un homenaje a L. ''Mujer del Fin del Mundo'
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/7476
metadata.dc.rights.license: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/?ref=chooser-v1).
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_MulherFimMundo.pdf2,77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.