Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/7311
Título : Loucura e segregação : tendências contemporâneas da política de saúde mental no Brasil.
Autor : Santos, Stela Raiane Siqueira dos
metadata.dc.contributor.advisor: Vilani, Sara Martins de Araújo
metadata.dc.contributor.referee: Tomaz, Cristiane Silva
Ribeiro, Rodrigo Fernandes
Vilani, Sara Martins de Araújo
Palabras clave : Capitalismo
Comunidades terapêuticas
Doenças mentais
Hospitais psiquiátricos
Segregação
Fecha de publicación : 2024
Citación : SANTOS, Stela Raiane Siqueira dos. Loucura e segregação: tendências contemporâneas da política de saúde mental no Brasil. 2024. 50 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.
Resumen : Essa pesquisa analisa a relação entre o tratamento da loucura e a sociedade capitalista, compreendendo que esse sistema focado na produtividade segrega os que não se adaptam aos seus moldes. O objetivo principal foi analisar as tendências atuais da política de saúde mental, a partir da perspectiva materialista histórica e dialética. Além disso, entender como na contemporaneidade, instituições com caráter manicomial ainda permanecem em funcionamento no Brasil, como as Comunidades Terapêuticas. Dessa forma, pesquisar como essas estão ganhando força no país, apesar dos tratamentos com os internos irem contra as legislações brasileiras e ainda protagonizaram diversas denúncias, devido aos abusos cometidos.
URI : http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/7311
metadata.dc.rights.license: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/?ref=chooser-v1).
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA_LoucuraSegregaçãoTendências.pdf551,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.