Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6813
Título: Arcabouço tectônico em escala 1:25.000 do lineamento da Bocaina através da aplicação de métodos estruturais para construção e balanceamento de seções, Serra do Cipó, sistema Espinhaço Meridional (MG).
Autor(es): Souza, Antônio Vitor Condé de
Orientador(es): Martins, Maximiliano de Souza
Medeiros, Gabriel Barbosa
Membros da banca: Martins, Maximiliano de Souza
Barbosa, Maria Sílvia Carvalho
Fonseca, Marco Antônio
Palavras-chave: Geociências
serra do Cipó - MG
Geologia estrutural
Rifteamento
Data do documento: 2024
Referência: SOUZA, Antônio Vitor Condé de. Arcabouço tectônico em escala 1:25.000 do lineamento da Bocaina através da aplicação de métodos estruturais para construção e balanceamento de seções, Serra do Cipó, Sistema Espinhaço Meridional (MG). 2024. 96 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024
Resumo: Na terminação do cinturão epidérmico de dobras e falhas da Serra do Espinhaço (Alkmim et al., 2006, 2007), mais especificamente na região do Parque Nacional da Serra do Cipó, está localizado o lineamento da Bocaina, encaixado no rio homônimo e de direção E-W, classificado como uma falha de rasgamento sinistral de pequeno rejeito e interpretado como uma falha de transferência de idade desconhecida. Através da aplicação dos métodos Busk e King para a confecção de seções estruturais, e também dos métodos de balanceamento e restauração de seções, foi possível utilizar alguns marcadores estratigráficos e estruturais que permitiram fazer o exercício da reconstituição de dois perfis paralelos ao lineamento da Bocaina ao estágio pré inversão das unidades proterozóicas que ali afloram. Os métodos de restauração aplicados, como da Rotação Rígida de Blocos e Área e Comprimento Constante, mostraram que a região ao norte do lineamento da Bocaina se sujeitou a um maior encurtamento, de no mínimo 3,3 km maior que na região sul, durante o processo de inversão das bacias. O lineamento do rio Bocaina atuou como uma falha de transferência na época da deposição da Unidade de Posicionamento Estratigráfico Desconhecido, tendo ainda grande influência durante a deposição das formações Santa Rita e Córrego do Borges. Coloca se aqui a possibilidade de correlação lateral entre a Unidade de Posicionamento Estratigráfico Indefinido e o Grupo Conselheiro Mata e, por consequência, a validade do Grupo Macaúbas para esta região.Os parâmetros herdados das fases bacias, tais como a passagem estrutural entre o paleocontinente do São Francisco e a margem rifteada, estruturas profundas, obstáculos, descontinuidades, diferenças reológicas e de espessuras das cunhas sedimentares, foram os responsáveis por definir a atual estruturação da região, compartimentada nos domínios de falhas, localizados a leste do rio Mascates e a norte do LB, e de dobras, a oeste do rio Mascates e a oeste do rio Mascates.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6813
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ArcabouçoTectônicoEscala.pdf6,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.