Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6786
Título : Cartografia e aspectos geológicos da região do Parque Estadual do Rio Preto, Minas Gerais.
Autor : Brandão, Joanes Medeiros
metadata.dc.contributor.advisor: Castro, Marco Paulo de
metadata.dc.contributor.referee: Castro, Marco paulo de
Souza, Maria Eugênia Silva de
Costa, Alice Fernanda de Oliveira
Palabras clave : Mapeamento Geológico
Xistos
Orógeno Araçuaí - MG
Fecha de publicación : 2024
Citación : BRANDÃO, Joanes Medeiros. Cartografia e aspectos geológicos da região do Parque Estadual do Rio Preto, Minas Gerais. 2024. 80. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024.
Resumen : A região do Parque Estadual do Rio Preto, situa-se no Município de São Gonçalo de Rio Preto, na região do vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. A área cartografada situa-se na Faixa de Dobramentos Araçuaí, que consiste em cinturões de dobras externas do Orógeno AraçuaíCongo Ocidental, vizinha a borda leste do Cráton São Francisco. A estratigrafia da região é composta por rochas de idade Estateriana (Supergrupo Espinhaço) e rochas Tonianas e Criogenianas (Grupo Macaúbas). Este trabalho foi realizado através de dados gerados durante os mapeamentos geológicos em escala 1:10.000 realizados pelas turmas das disciplinas Estágio de Mapeamento e Mapeamento Geológico, realizados respectivamente nos períodos 2021/1 e 2022/2. O presente trabalho tem como proposta um mapeamento em escala para 1:10.000 na região em questão, que se faz necessário pela falta de um mapeamento com maior detalhe das rochas da região, além de dúvidas da estratigrafia regional. Na área ocorrem espessos pacotes de quartzitos, xistos, xistos verdes com feições reliquiares e metadiamictitos, cartografados em 4 formações distintas pertencentes ao Grupo Macaúbas e Grupo Diamantina. As rochas mapeadas ocorrem em um Trend NNE-SW, estas foram submetidas à três estágios deformacionais distintos que geraram estruturas como foliações, lineações de estiramento Mineral, famílias de fratura e uma marcante clivagem de crenulação com mergulho para Oeste, a qual está associada a Zona de Cisalhamento Chapada Acauã. Os xistos verdes não ocorrem na região intercalados a metadiamictitos, conforme proposto em trabalhos anteriores na região, mas sim a uma série intercalações de xistos e quartzitos que se encontram abaixo dos metadiamictitos pertencentes a Formação Serra do Catuni.
URI : http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6786
Aparece en las colecciones: Engenharia Geologica



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.