Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6731
Título: Análise dos fatores condicionantes de uso da bicicleta como modo de transporte em viagens de acesso ao campus Morro do Cruzeiro - UFOP.
Autor(es): Rocha, Carmem Lúcia Guedes
Orientador(es): Albino, Victor Hugo Gomes
Membros da banca: Albino, Victor Hugo Gomes
Grobério, Marcela Paula
Barroso, Ryane Moreira
Palavras-chave: Sustentabilidade
Bicicletas
Bicicleta em universidades
Mobilidade
Data do documento: 2024
Referência: ROCHA, Carmem Lúcia Guedes da. Análise dos fatores condicionantes de uso da bicicleta como modo de transporte em viagens de acesso ao campus Morro do Cruzeiro - UFOP. 2024. 57 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024.
Resumo: A preocupação crescente com a mobilidade urbana se deve a questões como: o aumento de congestionamentos, poluição do ar e problemas de saúde associados ao uso excessivo de veículos motorizados. Nesse contexto, a bicicleta emerge como uma solução sustentável e eficiente. Ao oferecer uma alternativa não poluente, que pode contribuir na promoção de um estilo de vida ativo e saudável, e proporcionar acessibilidade e flexibilidade tem-se que a bicicleta desempenha um papel crucial na promoção da mobilidade urbana sustentável, contribuindo para um desenvolvimento urbano mais equilibrado e saudável. No entanto há desafios a serem enfrentados na utilização da bicicleta que incluem a falta de infraestrutura cicloviária adequada, a topografia acidentada em algumas regiões, a integração insuficiente com outros modos de transporte e preocupações com a segurança no trânsito. O objetivo deste estudo foi analisar os fatores condicionantes de uso da bicicleta como modo de transporte em viagens de acesso ao campus Morro Do Cruzeiro – UFOP, em Ouro Preto/MG. A metodologia deste trabalho se deu por meio de uma revisão bibliográfica, abrangendo uma variedade de tópicos, desde aspectos históricos, passando por dados geográficos, até os aspectos pscicossociais dos usuários e possíveis usuários da bicicleta. Foram identificados estudos que destacam a evolução histórica da mobilidade em Ouro Preto, os padrões de utilização de bicicleta em ambientes universitários e seus fatores de incentivo e barreira. A escolha de utilizar a bicicleta como meio de locomoção é afetada por uma diversidade de elementos, incluindo a percepção de segurança no tráfego, que se destacou como um aspecto fundamental, ressaltando a relevância de uma infraestrutura cicloviária apropriada e medidas de segurança para os ciclistas, além de fatores como a topografia do local. A análise dos estudos examinados evidenciou que a opção pela bicicleta como forma de transporte também é influenciada pela distância entre o ponto de partida e o destino, os quais foram identificados como fatores determinantes nessa decisão. Por fim, este estudo contribui para o avanço do conhecimento em relação a mobilidade urbana na cidade e sobre a percepção da utilização da bicicleta por meio da comunidade acadêmica em Ouro Preto/MG. Recomenda-se que futuras pesquisas explorem a eficácia de programas de incentivo ao uso da bicicleta, políticas de integração intermodal e a viabilidade de programas de empréstimo e aluguel de bicicletas para que consequências positivas possam se fazer presentes na gestão da mobilidade local.
Resumo em outra língua: The growing concern with urban mobility arises from issues such as increased congestion, air pollution, and health problems associated with the excessive use of motorized vehicles. In this context, the bicycle emerges as a sustainable and efficient solution. By offering a non-polluting alternative that can promote an active and healthy lifestyle, provide accessibility and flexibility, it is understood that the bicycle plays a crucial role in promoting sustainable urban mobility, contributing to a more balanced and healthy urban development. However, there are challenges to be faced in bicycle use, including the lack of adequate cycling infrastructure, rugged topography in some regions, insufficient integration with other modes of transportation, and concerns about traffic safety. The aim of this study was to analyze the determining factors of bicycle use as a mode of transportation for accessing the Morro Do Cruzeiro campus - UFOP, in Ouro Preto/MG. The methodology of this work was through a literature review, covering a variety of topics, from historical aspects, through geographical data, to the psychosocial aspects of users and potential bicycle users. Studies highlighting the historical evolution of mobility in Ouro Preto, patterns of bicycle use in university settings, and their incentive and barrier factors were identified. The choice to use a bicycle as a means of transportation is influenced by a variety of factors, including traffic safety perception, which emerged as a fundamental aspect, emphasizing the relevance of appropriate cycling infrastructure and safety measures for cyclists, as well as factors such as local topography. The analysis of the reviewed studies showed that the decision to use a bicycle as a mode of transportation is also influenced by the distance between the starting point and the destination, which were identified as determining factors in this decision. Finally, this study contributes to the advancement of knowledge regarding urban mobility in the city and the perception of bicycle use by the academic community in Ouro Preto/MG. It is recommended that future research explore the effectiveness of bicycle use incentive programs, intermodal integration policies, and the feasibility of bicycle lending and rental programs so that positive consequences can be present in local mobility management.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6731
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnáliseFatoresCondicionantes.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.