Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6456
Título: Serviço Social na Educação Básica : demandas e desafios após a Lei 13.935/2019.
Autor(es): Melo, Kathleen Soares
Orientador(es): Mayer, André Luiz Monteiro
Membros da banca: Bertollo, Kathiuça
Silva, Marlon Garcia da
Mayer, André Luiz Monteiro
Palavras-chave: Assistentes sociais
Educação - aspectos sociais
Educação e estado
Liberdade
Educação básica
Data do documento: 2024
Referência: MELO, Kathleen Soares. Serviço Social na Educação Básica: demandas e desafios após a Lei 13.935/2019. 2024. 56 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) Instituto de Ciências Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.
Resumo: Este estudo referente ao trabalho de conclusão de curso, tem como seu objetivo a análise acerca da influência da atuação dos assistentes sociais no campo de atuação educacional como parte do corpo escolar e das dificuldades que serão enfrentadas pelos profissionais ao se inserirem na educação pública básica, tendo em vista a Lei 13.935/2019. Neste presente estudo foi abordado a importância da inserção das(o) assistentes sociais neste campo de atuação e foi explicitada a importância urgente da efetivação desta Lei. Como método de pesquisa utilizado para a construção dessa discussão foi usado o referencial teórico marxista, utilizando principalmente obras de Karl Marx e István Mészáros. Com relação a metodologia, prevaleceu o referencial teórico-bibliográfico, através de pesquisas em textos dos referidos autores e referências em legislações federais, estaduais e municipais, em busca de uma perspectiva crítica sobre o tema.
Resumo em outra língua: Este estudio, referido al trabajo de finalización del curso, tiene como objetivo analizar la influencia del desempeño de los trabajadores sociales en el campo de la acción educativa como parte del cuerpo escolar y las dificultades que enfrentarán los profesionales al ingresar a la educación pública básica, en vista de la Ley 13.935/2019. En el presente estudio se abordó la importancia de la inserción de los trabajadores sociales en este campo de acción y se explicó la importancia urgente de la implementación de esta Ley.Como método de investigación utilizado para la construcción de esta discusión, se utilizó el marco teórico marxista, utilizando principalmente trabajos de Karl Marx e István Mészáros En cuanto a la metodología, prevaleció el marco teórico-bibliográfico, a través de la investigación en textos de los autores antes mencionados y referencias en la legislación federal, estatal y municipal, en busca de una perspectiva crítica sobre el tema.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6456
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ServiçoSocialEducação.pdf652,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.