Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6433
Título: Por que voltar? Bento Rodrigues como lugar de memórias e as (im)possibilidades de reapropriação comunitária após o rompimento da barragem de Fundão.
Autor(es): Machado, Gustavo Mello Martins
Orientador(es): Passos, Flora d'el Rei Lopes
Marques, Monique Sanches
Membros da banca: Figueiredo, Marcela Rosenburg
Ferreira, Ana Paula Alves
Passos, Flora d'el Rei Lopes
Marques, Monique Sanches
Palavras-chave: Lugares centrais - cidades e vilas
Memória coletiva
Apropriação cultural
Companhias de mineração
Barragens e açudes - falhas em barragens
Santa Rita Durão, Bento Rodrigues - Mariana - MG
Data do documento: 2023
Referência: MACHADO, Gustavo Mello Martins. Por que voltar? Bento Rodrigues como lugar de memórias e as (im)possibilidades de reapropriação comunitária após o rompimento da barragem de Fundão. 2023. 61 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Este trabalho investiga de que forma e porquê ocorre a apropriação de grupos de atingidos como o “Loucos pelo Bento” no sítio arrasado mesmo após o desastre-crime do rompimento de barragem de rejeitos de minério de Fundão, operada pela Samarco/Vale/BHP, ocorrido em novembro de 2015. Paralelamente a isso, busca analisar as tensões e dificuldades do “campo de forças” que influenciam no acesso desse território e na preservação das referências e práticas culturais da comunidade. O trabalho traça um panorama da mineração no subdistrito de Mariana e como os múltiplos interesses dos poderes público e privado se associam para construir uma noção de progresso e desenvolvimento econômico. Ao longo do texto são apresentadas iniciativas externas aos interesses da comunidade tendo como foco o território de origem e o grupo Loucos pelo Bento e a Fundação Renova no que tange às condições de acesso e uso do espaço para entendimento do território de origem enquanto lugar de memória e de resistência.
Resumo em outra língua: This work investigates the way and the why of post-appropriation is of groups like “Loucos pelo Bento” after hitting by Fundão’s dam in 2015, the disaster-crime generated by Samarco/Vale/BHP that caused its rupture. At the same time, this work aims to search the tensions and its difficulties at access on the way of its territory and its preservation on its cultural heritages and practices to this community. At first, it is related the mining use on a huge part of this land related to the interests of the the center government of Mariana’s town and the public and private influences associated to form and notion of progress and economic environment. During this text, are presented the conflicts between “Loucos pelo Bento” group and Renova Foundation in reference of the conditions of access and use of this territory to the understanding of origin territory as a place of memory and of resistance.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6433
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PorqueVoltarBento.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.