Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6361
Título: Reavaliação do potencial aurífero do Quadrilátero Ferrífero e adjacências : estudo fundamentado na prospecção geoquímica.
Autor(es): Mourão, Artur Sander
Orientador(es): Gonçalves, Cristiane Castro
Castro, Cassiano Costa e
Membros da banca: Gonçalves, Cristiane Castro
Tazava, Edison
Leão, Lucas Pereira
Palavras-chave: Geoquímica
Prospecção geoquímica
Ouro - separação - bateamento -
Quadrilátero Ferrífero - MG
Data do documento: 2023
Referência: MOURÃO, Artur Sander. Reavaliação do potencial aurífero do Quadrilátero Ferrífero e adjacências: estudo fundamentado na prospecção geoquímica. 2023. 66 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto 2023.
Resumo: O Quadrilátero Ferrífero tem sido foco de vários estudos por muitos anos por conta de sua complexa história evolutiva e sua abundância em reservas minerais, dentre esses minerais há uma notável presença de ouro, visto isso é de extrema importância refinar os estudos sobre a presença de ouro nessa região, podendo ser descobertas novas áreas de interesse econômico. No presente trabalho foram reavaliadas 1.137 amostras de concentrados de bateia coletadas pelo Projeto Mapeamento Geoquímico do Quadrilátero Ferrífero e Seu Entorno - Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), que cobriu uma área que compreende quinze folhas na escala 1:100.000, totalizando uma cobertura geoquímica de 45.000km2, entre os anos de 2009 e 2011. As amostras que apresentaram grãos de ouro foram selecionadas para que sejam correlacionados aos dados de geoquímica prospectiva estatisticamente (sedimento de corrente) tratados estatisticamente e também com o registro de minas e ocorrências de ouro registrados. Para isso a área de estudo foi recortada em 9 domínios geológicos visando maximizar o background de Au para cada domínio o que poderia melhorar a correlação entre a ocorrência de grãos de ouro e a concentração de Au. Por meio da reanalise das amostras foi encontrado que houve um aumento na quantidade de grãos de ouro em 583%. Ao dividir a área de estudos por domínios geológicos foi possível obter melhore estimativas dos valores gerais de concentração de Au, e o seu significado dentro do contexto especifico de cada domínio. Em seguida foi feito o tratamento estatístico dos dados onde foi possível obter valores de concentração para Au muito mais próximos de uma distribuição normal, o que facilitou a compreensão de cada domínio geológico nesse âmbito e que possibilitou uma melhor correlação entre esses dados, dos grãos obtidos em concentrados de bateia e das ocorrências de ouro já conhecidas. A reanalise dos concentrados de bateia trouxe como informação que o método de análise feito previamente não foi muito preciso, devido a grande diferença em número de grãos de ouro obtida neste trabalho. A divisão da área de estudo em domínios geológicos trouxe resultados muito interessantes, visto que houve um aumento do background de Au para alguns domínios. Além disso, foi possível estabelecer uma boa relação entre os registros de ouro já conhecidos com as áreas de alta concentração de Au e também com os concentrados de bateia positivos para ouro. Entretanto não foi possível observar uma clara relação entre os grãos de ouro e as regiões com alta concentração de Au.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6361
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ReavaliaçãoPontencialAurífero.pdf4,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.