Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6308
Título: Geografia social : os desafios no processo de ensino e aprendizagem na educação básica.
Autor(es): D’Assunção, Izabela Geralda
Orientador(es): Bertin, Marta
Membros da banca: Bertin, Marta
Brito, Thiago Macedo Alves de
Palavras-chave: Geografia social
Metodologia de ensino
Formação cidadã
Espaço urbano
Data do documento: 2023
Referência: D'ASSUNÇÃO, Izabela Geralda. Geografia social: os desafios no processo de ensino e aprendizagem na educação básica. 2023. 20 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Centro de Educação Aberta e a Distância, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: No presente trabalho teve-se como objetivo analisar os desafios enfrentados pela Geografia Social no processo ensino e de aprendizagem, como objetivos específicos: compreender como vem sendo retratado o espaço urbano no ensino da Geografia; propor sugestões de práticas efetivas de formação cidadã aos alunos, analisar como o ensino geográfico vem sendo abordado, na BNCC perante alguns autores. Para a realização do presente artigo utilizou-se a pesquisa bibliográfica e estudos de referenciais teóricos que proporcionaram o conhecimento necessário, a análise de informações, bem como para a construção do conhecimento. Foram realizadas diversas pesquisas com o intuito de analisar os desafios quanto ao ensino da Geografia Social nas escolas. A Geografia social é importante, pois ela traz em sua metodologia instrumentos para o professor instruir os alunos, mostrando, ao lecionar a matéria, como as diferenças espaciais e econômicas estão presentes no nosso cotidiano. Saber de fato o seu lugar no mundo vai muito mais além de clichês, é de suma relevância uma formação humana de professores para que eles saibam lidar com as diversas situações do dia a dia e adequar suas práticas de ensino em prol de uma educação de qualidade que contemple os direitos fundamentais para a vida em sociedade.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6308
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/?ref=chooser-v1).
Aparece nas coleções:Geografia (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_GeografiaSocialDesafios.pdf349,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.