Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6142
Título: A garantia do direito humano à alimentação adequada : uma análise da implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no estado de Minas Gerais).
Autor(es): Ferreira, Gabriel Rodrigues
Orientador(es): Souza, Tatiana Ribeiro de
Prates, Lucas de Souza
Membros da banca: Lisbôa, Natália de Souza
Souza, Yasmim Rodrigues
Prates, Lucas de Souza
Palavras-chave: Direito humano à alimentação adequada
Programa de aquisição de alimentos
Data do documento: 2023
Referência: FERREIRA, Gabriel Rodrigues. A garantia do direito humano à alimentação adequada : uma análise da implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no estado de Minas Gerais). 2023. 45 f. Monografia (Graduação em Direito) - Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso traça um panorama histórico acerca do Direito Humano à alimentação adequada no âmbito internacional e nacional e demonstra a importância do Programa Aquisição de Alimentos e dos movimentos sociais na garantia do DHAA. A hipótese do trabalho é de que as organizações sociais, além de atuar no reconhecimento de novos direitos e novos sujeitos, atuam na efetivação desses direitos, em especial, na efetividade do direito humano e fundamental à alimentação. Inicialmente, foram abordados os tratados internacionais que influenciaram na consolidação desse direito e sua transposição para as políticas nacionais. Em seguida, foi realizada uma análise detalhada do Programa aquisição de alimentos, destacando sua importância como estratégia para promover o acesso à alimentação adequada. Por fim, no terceiro capítulo é investigada a implementação do PAA no Estado de Minas Gerais, por meio do Assentamento Pastorinhas e sua parceria com o Município de Contagem/MG, com o objetivo de identificar os desafios e avanços específicos nessa localidade no que diz respeito ao uso deste Programa para a garantia do direito humano à alimentação adequada, demonstrando como a gestão organizada da sociedade está profundamente vinculada a (re)construção e efetivação dos direitos sociais. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica qualitativa, em aspecto jurídico-social, em caráter interdisciplinar.
Resumo em outra língua: Este trabajo de conclusión del curso traza un panorama histórico sobre el Derecho Humano a la alimentación adecuada en el ámbito internacional y nacional, y demuestra la importancia del Programa de Adquisición de Alimentos y de los movimientos sociales en la garantía del DHAA. La hipótesis del trabajo es que las organizaciones sociales, además de actuar en el reconocimiento de nuevos derechos y nuevos sujetos, también trabajan en la efectividad de estos derechos, en particular en la efectividad del derecho humano y fundamental a la alimentación. Inicialmente, se abordaron los tratados internacionales que influyeron en la consolidación de este derecho y su trasposición a las políticas nacionales. A continuación, se realizó un análisis detallado del Programa de Adquisición de Alimentos, destacando su importancia como estrategia para promover el acceso a una alimentación adecuada. Por último, en el tercer capítulo se investiga la implementación del PAA en el Estado de Minas Gerais, a través del Asentamiento Pastorinhas y su colaboración con el Municipio de Contagem/MG, con el objetivo de identificar los desafíos y avances específicos en esta localidad en cuanto al uso de este Programa para garantizar el derecho humano a una alimentación adecuada, demostrando cómo la gestión organizada de la sociedad está profundamente vinculada a la (re)construcción y efectividad de los derechos sociales. La metodología utilizada es la revisión bibliográfica cualitativa, en el aspecto jurídico-social, de manera interdisciplinaria.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6142
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_GarantiaDireitoHumano.pdf441,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.