Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5883
Título: A estratégia de melhoria contínua com lean manufacturing : um estudo de caso no setor de excelência operacional em uma empresa de mineração subterrânea.
Autor(es): Santos, Luan Saymon Pinto dos
Orientador(es): Guimarães, Irce Fernandes Gomes.
Membros da banca: Guimarães, Irce Fernandes Gomes.
Souza, Clarisse da Silva Vieira Camelo de
Araújo, Samantha Rodrigues de
Palavras-chave: Lean manufacturing
Melhoria contínua
Ferramentas da qualidade
Mineração
Data do documento: 2023
Referência: SANTOS, Luan Saymon Pinto dos. A estratégia de melhoria contínua com lean manufacturing: um estudo de caso no setor de excelência operacional em uma empresa de mineração subterrânea. 2023. 82 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Este texto aborda a importância da busca pela melhoria contínua para as empresas em um mercado altamente competitivo e exigente. A metodologia Lean Manufacturing é apresentada como uma ferramenta essencial para auxiliar as organizações nesse processo. Através de uma revisão bibliográfica e um estudo de caso em uma empresa do setor de mineração, foi possível constatar que a implementação do Lean e as ferramentas de melhoria contínua trouxeram resultados significativos para a redução de custos e aumento de eficiência nos processos operacionais dentro do setor de excelência operacional. Foi observado também que a cultura da melhoria contínua e a busca por soluções inovadoras com os programas de melhoria contínua são fundamentais para o sucesso da organização. Segundo Shingo (1996), a melhoria contínua deve ser vista como um processo constante de aprimoramento, que requer investimento em tecnologias e capacitacitação dos agentes do proceesso para que seja efetivamente aplicada e traga resultados significativos.
Resumo em outra língua: This text approaches the importance of the search for continuous improvement for compa nies in a highly competitive and demanding market. A Lean Manufacturing methodology is presented as an essential tool to help link organizations in this process. Through a bibli ographic review and a study of case in a company in the mining sector, it was possible to verify that the implementation of Lean and the continuous improvement tools brought sig nificant results to cost reduction and increased efficiency in operational processes within the sector of operational excellence. It was also observed that the culture of continuous improvement and the search for innovative solutions with continuous improvement pro grams are fundamental. such for the success of the organization. According to Shingo (1996), continuous improvement should be seen as a constant process of improvement, which requires investment in technologies and training so that it is effectively applied and bring significant results.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5883
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - OP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EstrategiaMelhoriaContínua.pdf3,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons